Índios não aceitam acordo e poder público aciona Polícia Federal por descumprimento de medida
12/01/2021
APAE lança campanha de arrecadação para manter atendimentos
12/01/2021

URA Beira-Mar já evitou o despejo de 6,3 bilhões de litros de esgoto na Baía Norte

Foto: Acervo CASAN

Das 48 coletas individuais realizadas nos três pontos da Beira-Mar Norte desde que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) retomou a medição da Balneabilidade em setembro, em 20 delas o índice esteve abaixo de 800 Escherichia coli/100 mililitros, mostrando que há sim uma efetiva recuperação ambiental da área.

Ressalte-se também que 50% das medições das últimas 16 semanas foram feitas em dias de chuva fraca, moderada ou mesmo intensa – como as das últimas duas semanas -, fator de grande influência na balneabilidade de todas as praias do mundo, conforme explicam frequentemente os técnicos do IMA e outros especialistas do setor.

Mais de 6 bilhões, 303 milhões, 540 mil litros de esgoto sem tratamento deixaram de escorrer para a Baía Norte desde que a URA foi instalada em março de 2019, o que é equivalente a aproximadamente 2.521 piscinas olímpicas de esgoto não tratado. São números oficiais medidos pela unidade de tratamento até dezembro de 2020. Nos orgulhamos de conter essa poluição e, ao mesmo tempo, lamentamos.

Também vale ressaltar que em 651 dias de operação, a URA Beira-Mar evitou que 586 toneladas de resíduos sólidos (lixo) chegassem ao mar, material este retirado diariamente das grades das unidades de bombeamento e na própria URA, conforme mostram as fotos. Antes, esse material, equivalente a 84 caminhões lotados de lixo, era despejado diretamente nas águas da Baía Norte.

Apesar de saber que há ajustes operacionais a fazer na Unidade de Recuperação Ambiental, a Companhia valoriza o processo de despoluição implantado em uma área contaminada há mais de 50 anos, ainda mais que, infelizmente, o Programa “Se Liga na Rede” tem constatado irregularidades das ligações de esgoto em mais de 80% dos imóveis vistoriados na região da Beira-Mar Norte.

A URA, como se percebe, não visa somente contribuir para a melhora da condição de balneabilidade, mas objetiva promover a melhoria da qualidade ambiental e da vida de quem mora e frequenta a região.

A redução da carga de esgoto, do lixo sólido que era lançado, é a sensível redução do mau cheiro têm contribuído para um maior uso da Beira-Mar Norte pela população. Mesmo assim, a Companhia permanece monitorando a área 24 horas por dia e fazendo os ajustes operacionais necessários.

(Casan, 11/01/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *