Prefeitura multa Casan em R$ 15 milhões após rompimento na Lagoa
29/01/2021
Rompimento da lagoa da Casan prejudica pescadores e comerciantes do bairro
29/01/2021

TCE-SC reúne dados para auditoria sobre inundação na Lagoa da Conceição

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 28/01/2021)

O rompimento da lagoa artificial da Casan na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pode gerar uma nova apuração. Desta vez, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) está reunindo subsídio técnicos para que seja aberta uma auditoria sobre o episódio da última segunda-feira, dia 25 de janeiro. A representação foi feita pelo conselheiro César Filomeno Fontes a partir de informações que chegaram à Ouvidoria do órgão.

Fontes é o supervisor do setor. Para ele, “é preciso apurar se houve negligência com o maior patrimônio natural da Ilha de Santa Catarina”. Com a determinação, os técnicos do TCE-SC estão coletando informações junto à Casan sobre as condições da estrutura de decantação.

A missão é buscar dados para comprovar se a lagoa estava em conformidade, se havia acompanhamento por parte da companhia relacionada às condições de engenharia, qual o dano apurado em decorrência do rompimento, como estão os planos de assitência aos atingidos e os trabalhos de reconstrução, além da existência de planejamento para futuras demandas judiciais.

Com a instalação do processo, o relator será o conselheiro Luiz Roberto Herbst.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *