Webinário Logística Reversa – Acordo Setorial dos Eletroeletrônicos
15/10/2020
Valorização dos imóveis residenciais em Florianópolis é destaque nacional
16/10/2020
A cidade reconta a sua história e as suas lendas

Associação FloripAmanhã e Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC) lançam conteúdos na data do aniversário de Franklin Cascaes.

Por Bebel Orofino, coordenadora de Produção – Baile Místico

O evento Grande Baile Místico – abertura oficial do Outubro Místico: o mês da magia na Ilha – sacodiu o centro histórico da capital catarinense em sua primeira edição no ano passado.  Organizado por um coletivo de artistas, professores e empresários, o evento com performances e desfile alegórico, impactou a cidade com um carnaval de primavera em homenagem aos mitos e à magia da Ilha de Santa Catarina.  Mas em 2020, devido à pandemia da Covid-19, o evento foi adiado para 2021.

Para marcar presença no calendário cultural, o movimento — que tem como gestores o Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC) e a Associação FloripAmanhã — organizou duas publicações disponibilizadas aqui neste link do site da FloripAmanhã na sexta-feira (16/10).  A data foi escolhida por ser o dia do aniversário do grande artista, pesquisador e folclorista Franklin Cascaes, um dos mestres que inspiram o movimento junto com vários outros artistas que traduziram a rica mitologia local em suas obras.  A lista é grande e inclui Meyer Filho, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Vera Sabino, Eglê Malheiros, Semy Braga,  Valdir Agostinho, Peninha, Moriel Costa e muitos outros.

Clique aqui e faça download do livro e assista ao documentário completo

As duas publicações se complementam.  O livro (organizado por Vera Collaço e Bebel Orofino – Editora da UDESC) oferece uma síntese de todo o evento de 2019, com seus dois momentos marcantes: (1) A Aula-Performance Berro pelo Desterro: fantasmas de Anhatomirim com o debate sobre a Revolução Federalista de 1894. Episódio que trouxe consequências como o fuzilamento de mais de 200 homens e a mudança do nome da cidade de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis em homenagem ao autor do massacre, o então Presidente Marechal Floriano Peixoto.  E (2) Um panorama sobre o desfile alegórico Cortejo Grande Baile Místico, com as lendas que o inspiram, a saber: Festa de Bruxas em uma tarrafa de pescaria de Franklin Cascaes e Baile de bruxas em Itaguaçu de Gelci José Coelho (Peninha).  Traz também uma galeria com as melhores fotos do evento.

Já o vídeo — produção da 30 Por segundo, direção de Fernando Pereira Oliveira e Alexandre de Assis Corrêa — mostra uma coletânea de depoimentos que relatam a emoção, a alegria e a surpresa que marcaram a primeira edição do evento. E faz uma chamada para o próximo Grande Baile Místico que deverá acontecer em 2021, quando a homenagem será ao centenário do grande artista plástico Ernesto Meyer Filho, com seus galos cósmicos, seres alados e visitantes do planeta Marte.

Mitologia local em contraponto ao Halloween

O que a iniciativa de 2019 mostrou é que há uma grande adesão popular ao tema da mitologia local, com destaque para as suas variadas lendas que foram tão bem registradas por grande parte de nossos artistas, em múltiplas linguagens como as artes visuais, literatura, música, teatro, cinema, TV e carnaval.  As nossas lendas de bruxas, boitatás, lobisomens, mulas-sem-cabeça e ondinas formam também um excelente contraponto à invasão das festas de Halloween no mês de outubro.  O Halloween é uma expressão importada que nada tem a ver com o nosso repertório e que descaracteriza e apaga a memória cultural da nossa Ilha de Santa Catarina.

O Outubro Místico pretende valorizar as lendas míticas e mágicas do nosso lugar, abrindo espaço para uma programação ao longo de todo outubro, o que também irá compor e dar mais visibilidade para a capital neste mês em que ocorrem muitas festas no Estado de Santa Catarina como a Oktoberfest, Fenarreco, Marejada entre outras.

Serviço

 

Livro 1º Grande Baile Místico – A cidade reconta a sua história e as suas lendas
Organização: Vera Collaço e Maria Isabel Orofino.
Editora da UDESC, 2020.
Inclui referências
ISBN-e: 978-65-88565-07-0
1. Folclore – Florianópolis. 2. Lendas. 3. Festas folclóricas. 4. Misticismo.

Documentário 1º Grande Baile Místico
Produção e Roteiro: Bebel Orofino.
Imagens: Alexandre de Assis Correia, Vitória Drechsler e Lúcio Xavier Jr.
Direção: Fernando Pereira Oliveira e Alexandre de Assis Correia.
Produtora: 30 por segundo.

 

Clique aqui para baixar o livro e assistir ao documentário do Baile Místico

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *