Live no instagram aborda Tutela Jurídica das Praias Urbanas
17/06/2020
Novas tecnologias para proteção contra a Covid-19 chegam a estacionamentos em SC
18/06/2020

Em comemoração ao dia da Gastronomia Sustentável, 18/06, serão realizadas duas “lives” com chefes de Florianópolis e de outras cidades brasileiras da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, uma iniciativa do Observatório da Gastronomia, Programa Cidades Criativas Unesco da Gastronomia e FloripAmanhã.

“O Setor de Alimentação nas Cidades Criativas Unesco do Brasil” vai ser transmitida às 16 horas com cinco chefes que vão contar sobre suas experiências em função da pandemia. O bate papo será com representantes de Florianópolis, Belém, Belo Horizonte e Paraty, todas cidades integrantes da Rede Mundial de Cidades Criativas Unesco. Um pouco mais tarde, às 19h30, o tema será Gastronomia Sustentável – Valorizando ingredientes dos Biomas Mata Atlântica e Caatinga. As duas lives vão acontecer pelo canal do Observatório da Gastronomia no Youtube: youtube.com/observagastronomia.

De acordo com a gestora do Observatório da Gastronomia do Senac/SC, Nathália Bernardinetti, a live das 16 horas terá como foco conhecer a situação nas cidades brasileiras da gastronomia em função da pandemia e como os chefes estão enfrentando a quarentena. “A ideia é entender como chefes adaptaram seus negócios, se foram para o delivery, se já faziam e houve aumento, se estão fechados ou se já retomaram os negócios e quais são as perspectivas”, diz Nathália. Essa live será nos mesmos moldes da edição da América Latina realizada no dia 27 de Maio

A segunda live será sobre Gastronomia Sustentável: Valorizando ingredientes dos Biomas Mata Atlântica e Caatinga. “É algo que vem bem forte, essa questão de buscar mais insumos locais, que têm alto valor e não são usados na alimentação. É um caminho para o desenvolvimento local e de toda a rede”, diz Nathália. Os chefes participantes são todos de Florianópolis.

Chefes que vão participar da live O Setor de Alimentação nas Cidades Criativas Unesco do Brasil – 18/06, 16h:

Live Dia da Gastronomia Sustentável

 

 

Ângela Sicília (Belém/Pará): chefe à frente do Famiglia Sicilia, restaurante com três décadas de existência e incontáveis prêmios, Ângela manteve a tradição das receitas da mamma e ainda inovou com criações “ítalo-amazônicas”, algumas das mais queridas receitas italianas com ingredientes típicos da região.

 

Live Dia da Gastronomia Sustentável

 

 

Mariana Gontijo (Belo Horizonte/Minas Gerais): cozinheira e empreendedora dos restaurantes Roça Grande e O Tacho, membro do Slow Food e ativista pela valorização do Cerrado e da figura da mulher na cozinha profissional.

 

 

Live Dia da Gastronomia Sustentável

 

 

Fabrício Nacif: (Paraty/Rio de Janeiro): empresário e chefe dos restaurantes Celeiro Armazém e Damião, em Paraty/RJ. Fez parte do Grupo de Pesquisa e Inovação do Senac RJ e, hoje está a frente de projetos de incentivo cultural e gastronomia nacional.

 

Live Dia da Gastronomia Sustentável

 

 

Isabel Hagemann (Florianópolis/Santa Catarina): chefe executiva do Botequim Guanabara, é consultora gastronômica, ativista do Movimento Slow Food e Cozinheira da Aliança dos Cozinheiros Slow Food, atua também em Projeto de Cozinha Social, ministrando aulas com insumos locais.

 

Live Dia da Gastronomia Sustentável

 

 

Mediação de Pedro Soares (Florianópolis/Santa Catarina): sócio do Puro Oyster Bar, já levou a cozinha brasileira em projetos no México, Noruega e Suécia, este último onde aprendeu na prática a cozinha sustentável, e executou menus onde a comida escandinava contracenou com os insumos do Brasil.

 

Chefes que vão participar da live Gastronomia Sustentável: Valorizando ingredientes dos Biomas Mata Atlântica e Caatinga, 18/06, 19h30:

Live do dia da Gastronomia Sustentável

 

Fabiana Mortimer (Florianópolis/Santa Catarina): coordenadora do Núcleo de Estudos em Gastronomia do IFSC. Tem experiência na área de análise orgânica e tecnologia de alimentos, com ênfase em controle de qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: análises de frutas e bebidas, restauração gastronômica e sommelierie.

 

 

Live Dia da Gastronomia Sustentável

 

 

Pedro Soares (Florianópolis/Santa Catarina): sócio do Puro Oyster Bar, já levou a cozinha brasileira em projetos no México, Noruega e Suécia, este último onde aprendeu na prática a cozinha sustentável, e executou menus onde a comida escandinava contracenou com os insumos do Brasil.

 

gastronomia sustentável

 

Florianópolis e a Rede Mundial de Cidades Criativas no Brasil e no mundo

Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que atualmente é composto por 246 membros, abrangendo sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Artes Midiáticas. A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco une cidades que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.

O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. No Brasil, além de Florianópolis, também estão no campo criativo da gastronomia Belém, Belo Horizonte e Paraty (RJ). Na área de design estão Brasília Curitiba e Fortaleza. Salvador representa o país em Música, Santos (SP) em Cinema e João Pessoa em Artesanato e Artes Folclóricas.

A Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia também é composta pelas cidades de Overstrand Hermanus (África do Sul), Bendigo (Austrália), Cochabamba (Bolívia), ChengDu, Yangzhou, Macao e Shunde (China), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Portoviejo (Equador), Rasht (Irã), Alba, Bergamo e Parma (Itália), Hyderabad (Índia), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada e Mérida (México), Bergen (Noruega), Arequipa (Paraguai), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia) e Hatay, Afyonkarahisar e Gaziantep (Turquia).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *