Coronavírus em SC: projeto reduz salário de deputado para combate à pandemia
02/04/2020
Florianópolis: mensagens avisam se há casos de coronavírus nas proximidades
02/04/2020

Coronavírus: Governo federal corta em 50% a receita das empresas ao Sistema S

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 01/04/2020)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou a pandemia para cortar, sem discussões, a receita do Sistema S nacional em 50%. A medida, que era defendida por ele já antes de tomar posse na pasta, cortou receita do Sesc e Senac (comércio e serviços), Sesi e Senai (indústrias), Sescoop (setor cooperativo), Sest e Senat (transporte e Senar (agropecuária). A medida provisória do corte foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira (31-03). No ano passado, o sistema arrecadou quase R$ 18 bilhões. O corte anunciado vai resultar numa redução de custo para empresas de pouco mais de R$ 2 bilhões. A redução da receita do sistema não é tão elevada porque outras receitas são mais importantes.

A primeira entidade catarinense a criticar a medida foi a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC). Estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que Santa Catarina será um dos Estados mais atingidos. Poderá ter 28 unidades do Sesc e Senac fechadas, com reflexos no atendimento da população em todo o Estado.

-É inegável que estamos diante de uma crise que tende a ser a maior da nossa história recente. Compreendemos e apoiamos o conjunto de medidas que o Governo Federal vem anunciando ao longo dos dias, mas ainda consideramos insuficientes diante da dimensão do prejuízo econômico ao nosso setor. Não podemos deixar de questionar se essa medida é capaz de socorrer o país dessa crise. Porém, o custo social para a nossa sociedade será alto. O Sesc e o Senac têm um papel fundamental na qualificação dos profissionais e na qualidade de vida dos trabalhadores do setor terciário – explicou Bruno Breithaupt, presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, conforme comunicado divulgado pela entidade.

Segundo ele, o valor que deixará de ser arrecadado não vai tirar o país da crise, mas terá impactos sociais gigantes. Em algumas cidades, o Sesc e o Senac atua na função do setor público, oferecendo atendimento básico para a população.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *