Florianópolis começa a usar tecnologia de ponta para monitorar suspeitos de Coronavírus
30/03/2020
Coronavírus: Florianópolis vai aplicar testes rápidos para detectar contágio
30/03/2020

Coronavírus: Prefeitos e Fecam apoiam Governo de SC na prorrogação da quarentena

(Foto: Divulgação / PMF)

O Governo de Santa Catarina comunicou neste domingo (29) a prorrogação o período de quarentena contra o coronavírus por sete dias. Antes da confirmação oficial, a decisão foi sinalizada pelo governador Carlos Moisés em reunião pela manhã com os prefeitos das 15 maiores cidades do Estado, além de 21 associações municipais e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A repercussão entre as autoridades municipais foi positiva, conforme posicionamentos em entrevistas à CBN Diário.

— O Governo, com essa atitude de reunir com os prefeitos, abre um canal mais forte de diálogo com as prefeituras, o que é muito positivo. A argumentação que levantei na última sexta-feira quando decidi pela prorrogação das medidas restritivas em Florianópolis foi parte dos argumentos que o Governo trouxe para fazer o adiamento. De maneira especial a falta de equipamentos proteção individual, construção de UTIs e o próprio repasse de recursos do Governo Federal que não chegaram — disse Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis.

Ouça a entrevista com Gean Loureiro:

— Muito preocupado com todas as ações necessárias para a preservação da saúde, de quem está no campo trabalhando e das demais pessoas. Que, dentro de um equilíbrio, as atividades econômicas também possam continuar. Mas a reunião foi muito importante, porque é necessário fazer as ações sincronizadas em Santa Catarina. Este é o principal objetivo — afirma Saulo Sperotto, prefeito de Caçador e presidente da FECAM, Federação Catarinense de Municípios.

Ouça a entrevista com Saulo Sperotto:

— O Governo do Estado ainda não está preparado com os hospitais para receber as pessoas que vão ficar doentes. O Governo tomou todas as medidas restritivas e se equivocava em liberar as atividades. Na reunião com o governador fizemos um apelo por decisão uníssona, todos falando a mesma língua. Fundamental termos liderança. Que façamos as restrições mais fortes possíveis e ao mesmo tempo evitemos a quebradeira econômica — pontua Camilo Martins, prefeito de Palhoça.

Ouça a entrevista com Camilo Martins:

— É a postura mais adequada. Participei da videoconferência com o governador e ontem já havíamos nos posicionado com a extensão da quarentena. Agora vemos esta sinalização por parte do Governo do Estado. Sabemos que a economia está sangrando, sofrendo, mas temos que estancar a pandemia porque a saúde pública não vai ter braços para alcançar o atendimento — avalia Ramon Wollinger, prefeito de Biguaçu.

Ouça a entrevista com Ramon Wollinger:

— Depois de Floripa, as cidades de São José, Biguaçu e Palhoça tinham esta tendência. Aqui na nossa região temos reunião extraordinária e o encaminhamento também era na direção de manter a quarentena por mais alguns dias porque nós estamos percebendo que há uma crescente nas internações, especialmente leitos de UTI — observa Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão.

Ouça a entrevista com Joares Ponticelli:

(CBN, 29/03/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *