A pouco mais de um mês para conclusão, obra do acesso ao Sul da Ilha anda a passos lentos
22/01/2020
Falta de mobilidade é a principal reclamação do setor turístico
22/01/2020

Florianópolis tem novos pontos impróprios para banho apesar da fiscalização e pouca chuva

O mais recente relatório de balneabilidade do IMA (Instituto do Meio Ambiente) divulgado no último dia 17 de janeiro aponta que 69% dos 85 pontos analisados em Florianópolis estão próprios para banho. O percentual corresponde à média registrada na Capital em outras temporadas na mesma época, apesar de operações de fiscalização rotineiras e da falta de chuvas, um dos tantos fatores que incidem diretamente nos resultados negativos dos testes de balneabilidade.

Na praia de Canasvieiras, uma das mais visitadas da Capital, cinco dos oito pontos analisados estão impróprios para banho. A suspeita recai novamente sobre ligações irregulares de esgoto nas galerias pluviais, uma vez que, desta vez, não houve o extravasamento do Rio do Braz, apontando como vilão em anos anteriores. Além disso, os cinco pontos impróprios estão todos localizados no lado esquerdo da praia, bem distantes da foz do Rio do Braz, no lado direito.

A suspeita é agravada pela retenção de esgoto verificada nas ruas José Daux, das Flores e Acari Margarida em virtude da obra de alargamento da faixa de areia, mais elevada em relação ao nível das vias. Na rua da Flores, que coincidentemente abriga uma estação elevatória da Casan, as águas contaminadas da galeria pluvial já extravasaram o trecho de 50 metros alargado, causando a impropriedade do ponto de análise. “A obra (de alargamento) vai precisar de ajustes nesses pontos”, ressalta o gerente de laboratório e medições ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva.

(Confira Matéria completa em ND, 22/01/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *