Capacitações pelo estado e seminário sobre turismo são pauta do SC Acessível para 2020
17/12/2019
Programa de incentivo fiscal cria 57 novos voos entre São Paulo e Santa Catarina
17/12/2019

Para orientar a população e os empreendedores sobre os benefícios da ocupação do território de forma ordenada e regular, lançou-se nesta quarta-feira (12/12) uma cartilha informativa sobre a prática do parcelamento do solo. O documento servirá como referência para o desenvolvimento urbano ambientalmente sustentável, conciliando a proteção do meio ambiente e o direito à moradia. Produzida pela Prefeitura de Florianópolis, a cartilha foi desenvolvida com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Capital. O material em formato digital está disponível para download. Baixe aqui!

A publicação apresenta os pontos previstos no Plano Diretor de Florianópolis e em outras legislações, além dos procedimentos necessários para o parcelamento do solo de forma regular e ordenada.

“A cartilha servirá para auxiliar o cidadão saber como agir no momento de empreender, bem como na hora de adquirir um lote, de forma a ter conhecimento de como proceder”, explicou o promotor de justiça Paulo Antonio Locatelli, que ainda sugeriu o envio da cartilha aos setores associativos e conselhos, tais como CREA, CRECI, CAU, SECOVI, SINDUSCON, entre outros.

Para que outros municípios possam utilizar a cartilha como exemplo, será disponibilizado um arquivo aberto para edição do material seguindo o respectivo Plano Diretor. “Isso para nós é extremamente relevante e demonstra a importância do Ministério Público como um órgão provocador e de controle para a melhoria dos processos”, afirmou Michel Mittmann, Secretário Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis.

Acesse aqui a cartilha.

A publicação foi produzida pela equipe do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), além da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM).

Na reunião de lançamento, além do Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, da 32 PJ da capital, também estiveram presentes Ildo Raimundo da Rosa, Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Michel Mittmann, Secretário Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, Jardell Farias, Diretor-Geral do IPUF, Rodolfo Siegfried Matte Filho, Gerente de Licenciamento de Obras, Daniela Otto, Diretora de Planejamento e Região Metropolitana, e Marilaine Schmitt, Gerente de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

(MPSC, 16/12/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *