Novo sistema de transporte da Grande Florianópolis será tema de audiência pública
18/12/2019
Caminhão Tanque financiado pelo FRBL atende sociedade do extremo sul catarinense
18/12/2019

Fiesc promove encontro com a imprensa para apresentar Balanço 2019

O presidente da FIESC-Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Mário Aguiar reuniu-se com jornalistas na tarde desta terça-feira, 17/12, para comentar a performance da economia catarinense em 2019 e fazer alguns exercícios de cenários para 2020.

“Santa Catarina fecha 2019 com desempenho superior à média brasileira e com perspectivas de crescer mais em 2020. De janeiro a outubro, entre os indicadores de destaque estão o Índice de Atividade Econômica (IBCr), que acumula alta de 2,8% contra 0,95% da média nacional”, destacou Mário Aguiar.

A produção industrial que avançou 2,6% (contra -1,1% da média do país) e a taxa de desocupação de julho a setembro fechou em 5,8% enquanto a média do país é 11,8%. O Estado de Santa Catarina é um dos cinco estados que retomaram a atividade econômica de 2014. “Geramos empregos na indústria de transformação acima da média nacional, com 36,5 mil vagas abertas até outubro. Isso mostra a força da nossa economia e a indústria tem um peso importante nessa recuperação”, afirmou o presidente da FIESC.

Assista a seguir a um pequeno vídeo com trechos da coletiva de imprensa

2020
“Nossas análises mostram que a expansão da economia em 2020 virá do crescimento do mercado interno. O consumo vem apresentando sinais de reaquecimento e temos um cenário macroeconômico estável, com a menor taxa básica de juros da história e estabilidade de preços. A taxa de câmbio deve permanecer elevada, o que dificulta as importações, mas favorece a produção interna. Então temos que torcer para que a economia brasileira retome com força porque Santa Catarina produz e vende muito para o mercado brasileiro”, explica Aguiar.

Cenário Internacional
O índice de incerteza global está elevado por fatores como a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a situação política e econômica do Chile e da Argentina. No caso de Santa Catarina, isso influencia as exportações. No acumulado de janeiro a novembro, os embarques do estado registraram queda de 3,7%, influenciada pela redução da demanda de soja pela Ásia. Contudo, as vendas externas de carne de frango e suína seguem em alta e no período cresceram 13,9%.

(Acontecendo Aqui, 17/12/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *