Obras do Contorno Viário de Florianópolis recebem alunos da USP
29/10/2019
Hercílio Luz recebe o título de “aeroporto verde” pela gestão de resíduos
29/10/2019

Vinicius Lummertz acredita no potencial turístico de Florianópolis

O ex-secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis e atual responsável pela pasta de turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, avalia Florianópolis como um grande potencial turístico, tenológico e ambiental. Mas para continuar sendo um destaque no cenário nacional, precisa trazer novidades para o mercado.

O catarinense, nascido em Rio do Sul, município do Vale do Itajaí, acumulou cargos como de Ministro do Turismo durante o governo Temer. Além disso, foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura da prefeitura de Florianópolis de 2007 a dezembro de 2010.

Em entrevista ao ND+ na tarde desta segunda-feira (28), Lummertz avaliou que a Capital tem uma força no ramo turístico, tecnológico e ambiental. Porém, precisa sinalizar um ponto importante para ser atração para quem vai investir.

“O novo aeroporto é inspirador para o mercado porque não custou nada ao Estado, veio tudo de concessão. Mas Florianópolis precisa dar segurança jurídica no qual ainda não vimos na Capital. Porque sem isso, os empresários irão investir em outros lugares, mesmo Florianópolis parecendo mais atrativo. É necessário dar segurança para quem vai investir”, avaliou.

Para seguir enchendo os olhos de quem procura o turismo no Brasil, Florianópolis precisa de novos equipamentos como hospitalidade, atualizar a lista de eventos e tirar do papel projetos náuticos. Segundo ele, o ideal seria um amplo projeto que abrange outro municípios além de Florianópolis.

“Não adianta somente fazer uma marina. Por exemplo, tem que fazer uma estrutura que é capaz de facilitar o trânsito entre quem vem de Balneário Camboriú para Florianópolis e também o caminho contrário. Oferecer uma rota náutica é muito importante para desenvolver a área”, disse o secretário.

Gastronomia

A Ilha de Santa Catarina integra o grupo de cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Florianópolis está nesta lista desde dezembro de 2014 devido a sua gastronomia. Segundo o Secretário, a Capital precisa seguir investindo nesta área.

“A gastronomia melhorou muito e chegou a ser reconhecida pelo programa da Unesco com um dos destaques nesta área. Florianópolis é reconhecida pelas cervejas, vinhos e frutos do mar. Possui uma cultura muito boa”, disse o secretário.

Ponte Hercílio Luz

Faltando dois meses para a reabertura da Ponte Hercílio Luz, planejada para 31 de dezembro, o secretário acredita que o local possui um grande potencial para atrair novos turistas. Assim como a Ponte Golden Gate, nos Estados Unidos, pode atrair novos turistas que desejam conhecer a estrutura e a história do local. Porém, é necessário investir na divulgação.

“A ponte precisa ser divulgada e virar um atrativo. No ponto logístico, ela serve para o transporte de pessoas e ajudar no fluxo. Mas no marketing e como produto, precisa trazer pessoas para conhecer ela como é feito na Golden Gate”, disse.

Mesmo com algumas melhorias no qual os catarinenses acreditam que Florianópolis necessita e merece, o secretário afirma que a cidade continua sendo uma grande marca e bem cuidada.

“Eu sempre recebo elogios em São Paulo sobre a limpeza, cuidado e civilidade. Por isso afirmo que temos que continuar trabalhando na inclusão social para continuar mantendo o nível de cuidado com a cidade” completou o secretário do Turismo.

(ND, 29/10/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *