Prefeitura confirma revitalização da Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis
12/06/2019
Preservação do meio ambiente e universalização do saneamento básico: um só caminho
13/06/2019
Anita Pires participa da Reunião Internacional UNESCO/Mazatlán para levar a experiência de Florianópolis como Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

Florianópolis vai realizar um intercâmbio com a cidade de Mazatlán, no México, sobre a questão de energias alternativas e do destino do lixo.

Essa foi uma das resoluções tomada durante a Reunião Internacional UNESCO/Mazatlán – “Criatividade e turismo cultural para o desenvolvimento urbano sustentável” – que aconteceu de 5 a 7 de junho, em  Mazatlán. A presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, participou do encontro a convite da UNESCO para mostrar o case de Florianópolis como Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

“Eles fizeram uma solicitação sobre a possibilidade de trabalharmos juntos no que diz respeito ao uso de  energias alternativas, que eles não têm, e sobre a questão do lixo, que eles ainda jogam em lixão”, conta Anita Pires. De acordo com ela, será feita agora uma reunião com os setores público e privado da capital catarinense que trabalham com energia alternativa, sob a coordenação do associado da FloripAmanhã,  Jaime de Souza (ex-diretor da Eletrosul) com a colaboração do voluntário da Associação, Marius Bagnati (ex-presidente da Comcap).  

Desenvolvimento e associativismo

Florianópolis participou do painel Desenvolvimento Urbano Sustentável e Turismo, onde apresentou o trabalho de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. “Apresentamos os desafios, avanços e dificuldades que enfrentamos”, destaca Anita Pires. “O que fazemos em relação ao turismo, como trabalhamos a questão da baixa estação e também a questão da sustentabilidade. Ficaram muito impressionados quando disse que Florianópolis tem 52% de APP (Área de Preservação Permanente)”, completa.

A presidente da FloripAmanhã ressalta que o maior interesse dos mexicanos em relação a Florianópolis é a forma como é desenvolvido o trabalho de governança na cidade. “Demos bastante enfoque àquilo que é o nosso segredo, nosso patrimônio social, que são as entidades, a capacidade de trabalhar em rede com entidades associativas, terceiro setor, setor empresarial, sindical, a cadeia de hotéis. Eles ficaram bastante impressionados com isso”.

Durante o painel também foi apresentado o trabalho realizado pela Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e como as empresas atuam no desenvolvimento sustentável da cidade. Todas as informações vão subsidiar a cidade de Mazatlán, que está solicitando a chancela da UNESCO como cidade criativa. Para Anita Pires, a participação na reunião foi uma oportunidade de conhecer cases de outras cidades e mostrar Florianópolis para o mundo.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *