Tribunal de Justiça decreta ilegalidade total da greve em Florianópolis
01/02/2017
Governança urbana: é preciso (re)conhecer os limites da gestão da cidade
01/02/2017

Ocupações legalizadas são as mais prejudicadas pelas fortes chuvas

(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Florianópolis, 31/01/2017)

Não deixa de ser irônico que, menos de 24 horas depois de a Câmara dos Vereadores aprovar uma medida que legaliza ocupações irregulares em Florianópolis, comunidades tradicionalmente formadas de qualquer jeito tenham estejam entre as mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem a capital catarinense. Parte dos Ingleses, parte do Sul da Ilha e uma área do Maciço do Morro da Cruz, são alguns desses locais, onde vivem milhares de pessoas carentes, que se “ajeitaram” ao longo dos anos, sempre com a conivência do poder público.

Um rapaz morreu numa área de encosta do Morro da Caieira do Saco dos Limões. O muro de contenção caiu sobre a residência de sua família, obra que provavelmente não teve o acompanhamento de engenheiros, nem particulares, nem vinculados à prefeitura ou Defesa Civil. As pessoas choram suas perdas e a morte do rapaz. E prometem cobrar soluções por parte da prefeitura, justamente na gestão responsável pelo projeto que legaliza ocupações clandestinas/irregulares. Antes de legalizar, por que não desenvolver políticas públicas capazes de corrigir essa demanda histórica?

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *