Cursos de Hotelaria e Gastronomia conquistam nota máxima do Inep
14/05/2015
Deinfra começa sondagens para revitalização dos rios Ratones e Papaquara, no Norte da Ilha
14/05/2015

Audiência com deputado Eduardo Cunha sobre terrenos de marinha foi positiva, avalia João Amin

A audiência entre a Frente Parlamentar em Defesa dos Ocupantes de Terrenos de Marinha, comandada pelo deputado estadual João Amin (PP), e o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na quarta-feira (13) pela manhã, foi positiva, segundo avaliação de Amin. No encontro, estavam em pauta as quatro PECs (proposta de emenda à Constituição) que pedem a extinção do instituto de terrenos de marinha em todo o país. Cunha se mostrou interessado no assunto e deverá criar uma comissão especial para agilizar a tramitação das PECs.

Participaram do encontro Marcelo Fett, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Mané Ferrari, presidente da Acatmar (Associação Náutica Catarinense), Maikon Costa, presidente da Amocar (Associação de Moradores do Carianos), e o deputado federal Espiridião Amin (PP). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), deverá colocar em pauta na próxima terça-feira a PEC de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que pede a extinção do instituto terrenos de marinha. “Após aprovado, Eduardo Cunha se comprometeu em formar imediatamente uma comissão especial para analisar as PECs e votar na Câmara”, disse João Amin.

Estão em tramitação as PECs 39/2011, 16/2015, 27/2015 e 30/2015. “Esta é uma longa discussão e é um avanço considerável a um assunto que está há muito tempo parado”, afirmou Amin.

Para Espiridião, autor da PEC 30/2015, este foi um grande passo, mas muito ainda deve ser feito. “Temos uma longa batalha pela frente, não é algo que vamos resolver em um dia”, afirmou.

De acordo com Espiridião, quando a comissão for estabelecida, serão realizadas 40 sessões para apreciação do mérito, com audiências e sessões públicas, para depois ir à votação no plenário. “Dois fatores estão a nosso favor. Quando se tem quatro PECs sobre o mesmo assunto, com mais de 180 assinaturas cada, é sinal de que existe uma passível maioria a favor. E essa derrama que está sendo feita em Florianópolis e no litoral de Santa Catarina mostra a irracionalidade dessas taxas pelo governo federal”, finalizou.

( Notícias do Dia Online, 13/05/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. Jackson disse:

    Bastante curiosa nossa sociedade, se algum movimento invade áreas da união, são rotulados como bandidos, outros que invadem áreas também da União, nossos vereadores, deputados e senadores fazem de tudo para tentar regularizar, a grande verdade é que nenhum dos 2 deveriam invadir áreas da União, pois servem ‘a regalia do povo, ademais quem recebe até 5 salários mínimos é isentos da taxa, ainda, o CRECI deve estar atento para quem comercializa terras que não são suas, pois se trata de estelionatários ou estou enganado ? Importante destacar que realmente com aumento do nível do mar, estas áreas precisam ser revistas, pois são maiores, as provas das mudanças climáticas são incontestáveis e estão nos dando provas claras e evidentes !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *