Casan garante abastecimento de água no verão, mas desconhece oferta de mananciais de Florianópolis
09/09/2014
UFSC é única instituição de SC entre as melhores
09/09/2014

Descoberta no fundo do mar

Atravessar o espaço entre a Ilha de Santa Catarina e o continente sem depender de pontes ou embarcações. O que pode parecer impensável hoje era realidade há cerca de 3,5 mil anos, quando o mar estaria 10 metros abaixo do nível atual. A hipótese estudada por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nas últimas décadas ganhou mais uma importante comprovação no começo de setembro.

Imagens de sonar registradas na Baía Norte por uma empresa privada mostram vestígios da existência do que poderia ser um rio ou canal na região. A análise geofísica pode ser considerada mais um indício da variação do nível do mar na costa catarinense.

– Em cima dos dados do passado, você começa a entender o presente e pode prever situações futuras. Isso é importante, principalmente para nós que moramos em uma ilha extremamente sensível. Se o mar subir meio metro, o impacto é muito grande – disse Jorge Souza, doutor em geofísica e geologia marinha e coordenador da análise realizada na baía pela empresa de análise de perfis sísmicos CB&I.

Florianópolis foi um arquipélago de 20 ilhas 

O estudo revela ainda que há 5 mil anos o movimento da água foi inverso, segundo a explicação do doutor em geociências e professor do curso de oceanografia da Univali, José Natorf de Abreu.

– Com o nível do mar tão alto, os estudos apontam que Florianópolis era um arquipélago de cerca de 20 ilhas. Em compensação, o inverso também pode ter acontecido e o mar estar tão distante que a Ilha de Santa Catarina teria ligação ao continente por terra – afirmou.

Outros levantamentos semelhantes foram feitos anteriormente por pesquisadores universitários, no entanto, apenas na costa oceânica da Ilha de Santa Catarina. Por isso, os novos dados podem reforçar hipóteses já expressas em trabalhos acadêmicos.

(DC, 09/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. Joao Adalberto Mussi disse:

    OS INOCENTES ACHARAM QUE O EIKE BATISTA VINHA PARA CA PARA CONSTRUIR CANOAS! EIKE SABE QUE HA UMA RESERVA DE PETROLEO ENTRE A ILHA E O CONTINENTE! ESTA EMPRESA: Chicago Bridge and Iron Company VEIO ATRAS DE PETROLEO! E NÃO ATRAS DE UM MERO CANAL SUBMERSO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *