Região Metropolitana avança
07/11/2013
Audiência pública colhe sugestões de alteração no Plano Diretor de Florianópolis
07/11/2013

Tramitação do Plano Diretor é citada como relâmpago

As 420 cadeiras do auditório da Assembleia Legislativa foram ocupadas e dezenas de pessoas acompanharam em pé a última audiência pública sobre o Plano Diretor de Florianópolis, ontem. Pelo discurso de alguns vereadores e manifestações de representantes comunitários e de entidades a tramitação será mais complicada porque muitos consideram que há pouco tempo para discutir o projeto.
A expectativa da prefeitura é aprovar o plano até o final do ano, o que levou os vereadores Lino Peres (PT) e Afrânio Boppré (PSOL) a classificarem a passagem na Câmara Municipal como tramitação relâmpago. A mesma reclamação constava num panfleto entregue aos participantes pelo vereador Doutor Ricardo (PC do B).
A prefeitura de Florianópolis não concorda que há falta de diálogo e lembra que a discussão começou há sete anos. Acrescentou que a cidade tem milhares de comerciantes que hoje estão ilegais pela falta de aprovação do texto. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira, falou que foi entregue o Plano Diretor possível, que resolve muitos problemas e próximo ao ideal. Mas muitas entidades fazem coro com os vereadores e veem defeitos na proposta, caso do Crea e OAB.
Quando chegou o momento das pessoas tomarem a palavra o conteúdo dos discursos mudou. Boa parte fez reclamações pontuais sobre aspectos do plano que afetam uma pessoa ou um pequeno grupo de moradores. Os pronunciamentos também mostraram a divisão na maneira de enxergar a cidade. Havia gente pedindo para não congelar a cidade e aqueles que protestavam contra prédios, adensamento populacional.
A audiência pública passou de cinco horas de duração e não capturou a atenção da maioria dos vereadores. Muitos saíram do auditório ou falavam ao celular durante os debates.
(DC, 07/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *