Prefeitura de Florianópolis e Governo do Estado lançam o programa Floripa Se Liga na Rede
16/10/2013
Plano Diretor de Florianópolis prevê incentivo para comércio nos bairros
16/10/2013

Representantes de bairros protestam contra Plano Diretor de Florianópolis

Representantes do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo realizaram um manifesto na tarde desta terça-feira (15) em frente à Prefeitura de Florianópolis. Segundo Ataíde Silva, representante do distrito do Campeche, o objetivo é chamar atenção sobre a participação da população na elaboração do Plano Diretor.
O Núcleo Gestor foi criado com o objetivo de ser o elo entre a comunidade e a Prefeitura para a discussão do Plano Diretor. O Núcleo reúne representantes de todos os bairros de Florianópolis. Os representantes questionam a versão final do plano e alegam que houve baixa participação da comunidade nas ideias aprovadas. “Esta última rodada de reuniões comunitárias foi organizada às pressas pela prefeitura. Não está sendo feita uma divulgação ampla nos bairros. Poucas pessoas souberam e participaram das reuniões”, alega Ataíde.
Segundo Ataíde, no caso do Campeche, o mapa desenvolvido pela comunidade em audiência pública deliberativa e o proposto pela Prefeitura são diferentes. “Queremos audiência pública para alinhar os detalhes. Há divergências sobre as áreas de preservação e esquema viário, por exemplo”, diz.
De acordo com as informações divulgadas pelo Núcleo, o desejo é que o Plano Diretor seja aprovado em audiências públicas deliberativas e formais. “Como moradores ativos em nossos bairros, associações e segmentos sociais, queremos muito aprovar um Plano Diretor o mais breve possível, para corrigir anos de descaso com as condições urbanas de nossa cidade. A participação dos cidadãos comuns não é apenas um desejo, é um direito. O encaminhamento está incorreto, queremos a participação de todos, o que queremos são as audiências distritais, amplamente divulgadas, para que todos apareçam”, explica Ataíde.
Segundo informações passadas pela Prefeitura de Florianópolis, o Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo foi criado em 2006. “Já estamos há quase sete anos discutindo. Foram 1500 audiências e um dos temas da campanha de eleição foi a finalização do Plano Diretor. O plano diretor de Florianópolis deve ser o mais debatido do mundo”, declarou o prefeito Cesar Souza Jr. O Plano Diretor segue sexta-feira (18) para a Câmara de Vereadores, onde permanece por mais 15 dias em discussão e debates com os moradores.
(G1, 15/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *