Vereador Tiago Silva pede a criação da CPI do Transporte Coletivo em Florianópolis
14/06/2013
Seminário debate erros das concessionárias de rodovias em Santa Catarina
14/06/2013

Saúde e a imobilidade urbana

Artigo de Hamilton Lyra Adriano, empresário, morador de Florianópolis (DC, 14/06/2013)
A imobilidade nas cidades não é um problema recente, mas apenas na última década representantes do poder público começaram a dar atenção ao assunto. Além de gerar grandes prejuízos econômicos, com reflexos no bolso do cidadão, uma vez que uma cidade sem mobilidade não é competitiva, estudiosos apontam um mal que já se sinaliza como o grande ceifador do bem-estar da população: a imobilidade urbana que cada vez mais vem sacrificando vidas não apenas nos grandes centros.
A imobilidade, além de ser a maior causa da “doença” das cidades, do gasto milionário aos cofres e perdas diretamente ligadas aos contribuintes, compromete a saúde dos que perdem horas do dia em deslocamentos prejudicados pela falta de mobilidade.
Horas de sono a menos, estresse, irritabilidade, mau humor, agitação, má alimentação e correria são alguns dos fatores que contribuem para o impacto na saúde do homem moderno. Além dos prejuízos já citados, há outro gasto que deve ser incluído na conta: com consultas e tratamentos de doenças geradas pela imobilidade urbana – grande percentual desse investimento vem dos cofres públicos, mais uma vez caindo num círculo vicioso, que no final acaba onerando o cidadão.
A falta de infraestrutura e de investimentos nas cidades também contribuem para essa deterioração da saúde. Sem investimentos e sem segurança, cada vez mais as pessoas deixam os meios de transportes alternativos e saudáveis como bicicleta e caminhadas para adotarem meios como veículos automotores. O inchaço de carros e o sucateamento do transporte público, que também contribui para os problemas relacionados à saúde, comprometem o bem-estar da sociedade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *