Florianópolis no projeto TAM nas Nuvens
29/04/2013
Vereadores de Biguaçu vão a Joinville cobrar respostas da Autopista
29/04/2013

“A tarifa certamente será menor que a atual”, diz prefeito de Florianópolis sobre licitação do transporte coletivo

Além de não autorizar aumento na passagem de ônibus, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, acena com uma tarifa menor para o futuro. A afirmação se baseia num aumento de eficiência da empresa que vai operar as linhas de ônibus da cidade a partir da próxima licitação, que deve ter o edital lançado neste ano.

O diretor de Operações da Secretaria de Transportes, Vinicius Cofferri, explica que hoje as empresas são remuneradas com base nos custos por quilômetro rodado. Isto significa que não importa a quantia de dinheiro gasta, sempre haverá compensação financeira. Ele disse que esta regra é antiga e se passaram 30 anos desde sua criação.

O edital que está sendo redigido até julho mantém os custos como parâmetros, mas acrescenta índices de eficiência, como utilização da frota, da mão de obra e de gestão. Desta maneira, a administração se moderniza e fica mais perto de parâmetros da iniciativa privada. A intenção da prefeitura é que uma única empresa ou consórcio seja responsável por todo o sistema de transportes.

Diário Catarinense – Não haverá aumento da passagem este ano?
Cesar Souza Junior – A prefeitura não trabalha com hipótese de aumento da tarifa. Já comuniquei as empresas que nós precisamos descolar a questão da data base dos servidores, que é agora no mês de maio, de qualquer discussão do aumento de tarifa.

DC – O senhor entende que é uma relação empresário e empregado e não pode haver envolvimento da prefeitura?
Prefeito – Esta relação que se estabeleceu há alguns anos na cidade, de que tem greve e a prefeitura é pressionada a aumentar a tarifa, tem sido muito danosa ao cidadão. Nosso compromisso é de não aumentar. Pelo contrário, no edital de licitação que a gente vai apresentar este ano, o valor proposto será inferior ao atual.

DC – Após a licitação concluída, existe uma previsão de quanto seria a nova tarifa?
Prefeito – Não. O valor final está sendo estudado, mas certamente será inferior ao atual.

DC – Falando da tarifa atual, ela é calculada com base nos custos que aumentarão com o reajuste salarial?
Prefeito – Não pode haver algo que não seja proporcional ao trabalhador brasileiro. A coletividade não pode pagar por um tratamento privilegiado a alguma categoria. Já comuniquei as empresas que quando sentarem para negociar com os trabalhadores não cogitem em aumentar a tarifa porque isso está completamente fora da mesa de negociação.

(DC, 27/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *