FloripAmanhã lança publicações com estudos para o planejamento de Florianópolis
20/03/2013
Programação do Aniversário da Cidade
21/03/2013

Plano Diretor da Capital volta a ser discutido

Depois de sete anos de debates e interrupções, o Plano Diretor Participativo de Florianópolis volta a ser discutido com a comunidade para finalização do projeto. A prefeitura espera entregar até agosto o documento à Câmara dos Vereadores.

O grupo gestor e entidades civis se reúnem entre a próxima segunda e terça-feira no Seminário da Cidade, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Hoje deve circular o edital de contratação temporária de 40 técnicos para concluir os trabalhos.

Segundo o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Dalmo Vieira Filho, três pessoas de sua equipe estão dedicadas em analisar o resultado das 1,4 mil audiências realizadas na primeira fase da discussão e a compilação feita pelo instituto argentino Cepa, na gestão anterior.

Agora, o grupo gestor e entidades, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Ministério Público, vão retomar o debate do projeto, que deve receber ajustes.

Conflito de interesses não está descartado

Vieira Filho garante que a finalização do plano dará voz aos anseios das comunidades com base em conceitos técnicos de urbanismo e mobilidade. O presidente do Ipuf sabe que terá de enfrentar conflitos de interesse, como o embate sobre o número máximo de andares para construir em cada região.

– O grande desafio será compatibilizar crescimento da cidade com qualidade de vida. Falta um olhar global do plano – explica o Vieira Filho.

Nas próximas duas semanas, a prefeitura deve apresentar o levantamento dos alvarás liberados nos últimos seis meses de 2012 e divulgar os parâmetros de construção a serem adotados até que o plano fique pronto.

Para a coordenadora de mobilidade do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Zena Becker, com uma equipe exclusiva para o plano e sem jogos políticos será possível o município finalizar a proposta. A entidade apresenta amanhã, na Câmara de Vereadores, um estudo do texto do anteprojeto do Plano Diretor para subsidiar a conclusão do esperado documento.

(DC, 20/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *