Maricultores de Santo Antônio e Sambaqui vão exigir na Justiça indenização por danos à atividade
19/02/2013
Oficinas de Arte do CIC estão com inscrições abertas
19/02/2013

Maricultores e produtores de berbigão recebem nesta terça-feira R$ 1,5 milhão em indenizações

Os maricultores e os produtores de berbigão afetados pelo vazamento de óleo ocorrido na Baía Sul de Florianópolis, no final de 2012, vão receber nesta terça-feira, 19, a partir das 10h, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), indenização total de R$ 1,5 milhão da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), sendo que o valor devido a cada um foi calculado individualmente.

Na semana passada, após o levantamento técnico realizado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e pela Epagri, os 27 maricultores e os 60 produtores de berbigão aprovaram a metodologia utilizada e os valores proposto para indenização.

O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, reuniu os maricultores e os produtores de berbigão e detalhou a metodologia aplicada, ressaltando que o valor foi calculado com base nos preços agrícolas fornecidos pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) e levando em conta metade da safra anual.

O levantamento dos prejuízos foi realizado a partir de declarações dos maricultores e produtores de berbigão avaliando os danos na produção e comercialização de ostra e berbigão.

Para analisar a viabilidade técnica do que foi declarado, a Epagri realizou visitas para identificar os produtores e estimar a produção de moluscos retida na água da área embargada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), localizada entre a Tapera e o Ribeirão da Ilha.

Os técnicos da Epagri afirmaram que as informações dadas pelos maricultores estão totalmente de acordo com que foi verificado durante as visitas técnicas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *