Três servidores serão afastados do Ibama
18/08/2011
Tartaruga passeia pelo litoral de SC
18/08/2011

Faltou a avaliação técnica para cortar árvore

Moradores ficaram indignados, na manhã de ontem, com o corte de uma árvore de pelo menos 70 anos no Centro de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.
Esta foi a segunda árvore antiga derrubada no município nesta semana, segundo relato de moradores. A indignação tomou conta da aposentada Maria das Graças:
– Vários pássaros tinham ninho na árvore, a derrubada chocou a comunidade. Eu tenho 70 anos de idade, e desde que nasci essa árvore já existia.
O secretário do Meio Ambiente da cidade, Luiz Carlos de Macedo, diz que a planta estava oca e prestes a cair em cima de um ponto de táxi.
– Não fizemos uma autorização formal, mas a árvore estava oca. Aparentemente estava segura, mas ameaçava cair em cima de um ponto de táxi. Vamos plantar muitas outras árvores no lugar, vamos revitalizar aquele espaço ali – explicou-se Luiz.
O secretário não soube informar qual a espécie da árvore, apenas que era uma planta sombreira.
De acordo com o coordenador do Ibama em Santa Catarina, Ricardo Pinheiro Lima, é preciso uma análise técnica formal para a derrubada. No caso do corte de uma árvore em uma área urbana, é o próprio órgão ambiental da prefeitura que autoriza ou não a retirada da árvore. Para isso, porém, é necessário um estudo técnico e uma justificativa.
– Mesmo que a autorização venha da própria prefeitura, é preciso um documento, assinado por um técnico, explicando as razões. Não é só cortar – reiterou Ricardo.
Informada sobre a polêmica, a promotora de Justiça em Santo Amaro da Imperatriz, Vânia Lúcia Sangalli, disse que vai investigar o trâmite.
(DC, 18/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Vera Brigel disse:

    Mais uma vez: prioridade aos carros em detrimento das árvores…
    Será que não poderiam tentar um tratamento fitossanitário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *