Audiência sobre a Hercílio Luz será última oportunidade de debate antes do anúncio de medidas do governo
09/05/2011
Região precisa de esforço conjunto na travessia entre a ilha e o continente
09/05/2011

Escolha de alternativa para quarta travessia na Capital até sexta-feira

Governo afirma que definição de qual projeto será escolhido para a quarta travessia na Capital deve ser feito nesta semana

Das três ligações entre a Ilha e o Continente, na Capital, uma está fechada e duas vivem congestionadas. O governo do Estado, que planeja fazer a quarta travessia, havia prometido definir um entre três projetos até quinta-feira passada. Segundo o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, a escolha deve ser feita, agora, até sexta-feira, antes da viagem do governador à Europa.

No sábado de Carnaval, dia 5 de março, o governo fez uma reunião e anunciou que estava estudando qual projeto iria abraçar para melhorar a mobilidade urbana da Capital. O governador Colombo chegou a pedir urgência.

Há três ideias na disputa para ser a nova alternativa de ligação: uma ponte entre a Beira-Mar Norte e a Beira-Mar Continental, um túnel submerso na mesma região e uma ponte entre as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, só mais alta que as duas.

– A quarta ligação, a restauração da Ponte Hercílio Luz e o acesso ao aeroporto são nossas prioridades. Acredito que até semana que vem a gente tenha uma resposta sobre qual projeto vamos escolher para a quarta travessia – disse o secretário Cobalchini.

Hoje, a ligação é feita pelas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Segundo estudo do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) realizado em novembro, passam por elas cerca de 170 mil veículos por dia. Os congestionamentos são constantes e tiram a paciência de quem necessita cruzar a ponte todos os dias.

Já a primeira ligação, e também cartão postal do Estado, a Hercílio Luz, está fechada desde 1982. O governo do Estado tenta uma solução considerada difícil para conseguir os R$ 163 milhões para sua restauração: a captação dos recursos por meio da Lei Rouanet. Para se ter uma ideia, o maior valor aprovado para um projeto desse tipo foi de R$ 50 milhões.

Plano Diretor quer ligar as duas Beira-Mar

A quarta ligação também está prevista no Plano Diretor de Florianópolis, encabeçado pelo secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz. O documento, que começou a ser discutido em 2008, pretende que a travessia seja feita entre a Beira-Mar Norte e a Beira-Mar Continental.

– O plano define de forma conceitual o lugar da travessia. Se fosse feita uma ponte entre as pontes Colombo Salles e a Pedro Ivo Campos, o movimento ficaria centrado no mesmo lugar. O objetivo é ter duas entradas em Florianópolis – explicou o secretário.

Só que o documento sequer foi aprovado. Precisa ser apresentado à comunidade e passar pela Câmara de Vereadores. Segundo Pinto da Luz, ninguém levantou a ideia de limitar o número de ligações entre Ilha e Continente.

(Por Mauricio Frighetto, DC, 08/05/2011)

Um metrô de superfície

Enquanto a quarta ligação não se transforma em projeto, outra ideia ressurge: o metrô de superfície. Na segunda-feira, será assinado o contrato para a elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR). Segundo reportagem publicada no site da SDR, o metrô de superfície interligaria Florianópolis a São José em uma extensão de 14 km. A travessia na baía poderá ser feita pela Hercílio Luz ou outra uma alternativa.

O edital para a contratação da empresa para fazer o projeto foi assinado em agosto de 2009 pelo governador Luiz Henrique da Silveira. A Prosul foi a segunda colocada, mas venceu uma briga na Justiça, ainda segundo o material publicado da SDR. Na época, o governador disse que tinha sido procurado por 12 empresas interessadas em fazer o metrô de superfície, uma delas da Malásia.

(DC, 08/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *