Infraero muda datas e faz novas promessas para ampliação do aeroporto Hercílio Luz
16/02/2011
Lixo e esgoto
16/02/2011

Temperatura elevada nas águas do litoral catarinense provoca mortandade de ostras

Produtores acreditam que as perdas possam chegar a 50%

A produção de ostras em Santa Catarina está sendo prejudicada com a elevação da temperatura nas águas do mar durante a estação de verão. O aquecimento das águas faz com que o molusco não se desenvolva e morra no cativeiro. A Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, por meio da gerencia de Pesca e Aquicultura está monitorando a maricultura no Estado, mas até o momento não existem medidas que contenham a mortandade.

Um dos maiores produtores de ostras da região metropolitana de Florianópolis, Anésio Lino Pinheiro, 49 anos, conta que os prejuízos podem atingir 50% da safra. “Quando não morrem no mar, a ostra vem muito magra. Os clientes reclamam”, explica Anésio, que produz cerca de 50 mil dúzias do molusco, por safra, na Barra do Aririú, em Palhoça. Anésio informa que alguns produtores já estão sem o molusco para comercializar. “A procura nessa época do ano é muito grande, a ostra vende muito bem, mas tem gente que está sem pra vender”, completa. O tipo de ostra cultivado no litoral catarinense provém das águas geladas do Pacífico. Enquanto no habitat natural a ostra se reproduz uma vez por ano, no Brasil elas se reproduzem até três vezes.

O chefe do Cedap (Centro de Desenvolvimento em Agricultura e Pesca), Fabiano Müller Silva, explica que o aquecimento das águas estimula a desova das ostras, gastando energia e provocando estresse. “Os produtores já têm uma mortalidade prevista de 40% das ostras, é uma característica do nosso ambiente”, frisa Müller. Estima-se que neste ano a temperatura das águas esteja até 10°C acima do normal. O ideal seria uma temperatura na faixa dos 20°C.

O secretário de agricultura e pesca de Palhoça, Flavio Martins, diz que não há o que fazer. “Contra a natureza é impossível interferir. É preciso que os produtores saibam que haverá perdas”, explica. A safra 2010/2011 de Palhoça deve produzir 1.100.00 (um milhão e cem mil) dúzias do molusco.

(Por Fábio Bispo, ND, 15/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *