Varejo sustentável ao alcance de todos
11/01/2011
Ligação por túnel ou ponte
12/01/2011

Diretor de Gestão Ambiental da Floram destaca metas realizadas

As ações englobam educação ambiental, plantio e embelezamento dos logradouros públicos.

Entrevista: Diretor de Gestão Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente – Marco Aurélio Abreu (Engenheiro Cilvil e Mestre em Administração).

1) As metas de 2010 foram realizadas?

Marco Abreu – Nossas metas foram cumpridas a contento, de acordo com o planejamento do diretor superintendente Gerson Basso. Algumas ultrapassaram em 100%. Para 2011 e 2012 já foram traçadas com esperança de se ter um aumento no Orçamento da Prefeitura.

2) A FLORAM toma conta da natureza?

Marco Abreu – Sim. Para preservar a riqueza dos recursos naturais da Capital, a Prefeitura sabe que é preciso educar as pessoas e ao mesmo tempo fiscalizar esse ambiente. Tudo isso está sendo feito pela FLORAM dentro de suas possibilidades.

3) A Educação Ambiental: quem conhece, conscientiza?

Marco Abreu – Perfeitamente. As ações de preservação do meio ambiente e cuidados com os recursos naturais da cidade estão sendo realizados na sala de aula e nos próprios parques. A FLORAM ainda promove cursos para os professores que tornam-se multiplicadores do conhecimento a respeito dos ecossistemas da Capital – já foram 771 professores participantes este ano. Nas atividades em que os profissionais da FLORAM vão para as escolas da rede pública municipal, foram beneficiadas 21 escolas, envolvendo mais de 2.900 alunos e 27 professores. Outro projeto da Floram é o de Integração Comunitária, onde os profissionais da FLORAM organizam mutirões de limpeza, participam de reuniões, encontros ou ministram palestras nas comunidades – neste projeto já FLORAM beneficiadas 518 pessoas, ministradas 37 palestras e visitado/vistoriado 23 comunidades.

No total, a FLORAM desenvolve 07 (sete) em Florianópolis, sendo atendidas 205 Instituições (Escolas, Creches, CEI’s, NEI’s, ONG’s…).

4) Você está satisfeito com o resultado realizado pelo Departamento de Praças e Arborização Pública?

Marco Abreu – Em vários pontos da cidade é possível perceber o cuidado com o embelezamento dos Logradouros públicos, Praças, Canteiros, Rótulas, Largos e Avenidas. Para ir além da simples manutenção e conservação destes, a Prefeitura através da FLORAM criou os Projetos e Programas:

·Programa de “Adoção de Áreas Verdes” – Tendo como diretriz a Lei Municipal nº 2.668/87 e o Decreto Municipal nº 106/88, a FLORAM desde então vem realizando incentivo à adoção de logradouros públicos junto a instituições de cunho privado ou público, visando à revitalização paisagística e a manutenção dos espaços públicos. Em 2010 foram adotadas mais 16 áreas públicas, totalizando 86 “Termos de Adoção de Área Pública” assinados sob a modalidade PPP (Parceria-Público-Privada).

·Projeto “Floripa Verde & Florida” – Propicia a transformação de uma Cidade mais Verde e Florida, através do plantio de inúmeras espécies de relevância ornamental e ecológica. Em 2010 foram plantadas 1.855 árvores (espécies arbóreas) e 18.834 Vegetais Perenes/Anuais (espécies arbustivas e semi-arbustivas).

·Projeto “Bosques das Frutíferas” – Realiza o plantio de espécies arbóreas frutíferas nativas e exóticas em áreas Verdes e Parques do Município de Florianópolis como forma de valorizar a estética e o uso dos logradouros (Abacate, Ameixa, Amora, Araçá, Araticum, Aroeira, Bergamota, Cabeludinha, Cereja, Gabiroba, Goiaba, Grumixama, Ingá, Jaca, Jerivá-Coquinho, Laranja, Limão, Nêspera, Pitanga e Sete-Capote). Em 2010 foram plantadas 345 mudas (já contabilizadas no Projeto “Floripa Verde & Florida”) e instalados mais 03 Bosques, totalizando 08 Bosques nas respectivas localidades: Agronômica; Costeira; Saco dos Limões com 02 Bosques; Final da Via Expressa Sul; Coqueiros; Canasvierias; e Monte Verde.

·Programa “Pé de Fruta na Praça” – Propicia que cada Praça do Município tenha, no mínimo, 01 pé de árvore frutífera. Iniciado no dia 05/6/2010 – Dia Mundial do Meio Ambiente, o referido programa já plantou 739 árvores frutíferas (já contabilizadas no Projeto “Floripa Verde & Florida”) em 16 Praças/Áreas Verdes, a saber: Getúlio Vargas; Esteves Júnior; Namorados; Antônio Seixas Neto; Chico Camarão (Antiga Virgílio Várzea); Abdon Batista; Gilberto Guerreiro da Fonseca (Bispo); Tancredo Neves; Areias (Campeche); Renato Ramos da Silva; Santos Dumont; Osni Ferreira (Monte Verde); Área Verde (atrás do centro Sul); Área verde (atrás da Interpol); Área Verde (atrás do Supermercado Imperatriz do Córrego Grande); e Área verde (Jurerê).

·Programa “DEPAP em Dia com a Cidade” – visa bem informar o munícipe através da Assessoria de Comunicação da FLORAM, das atividades desenvolvidas pelo DEPAP, as quais merecem destaques na mídia. Em 2010 foram 56 notícias na mídia.

5) Como está a produção de mudas de plantas?

Marco Abreu – Destinadas para praças e para o reflorestamento de áreas degradadas na cidade, as mudas de plantas vêm dos próprios hortos municipais. Nos Hortos da Freguesia do Ribeirão da Ilha e do Parque Ecológico do Córrego Grande forma produzidas em 2010 a quantia de 67.739 mil mudas de plantas, sendo doadas 23.508 para Escolas, órgãos públicos e Comunidades) .

6) A Torre na Lagoa do Peri auxilia as atividades de Fiscalização?

Marco Abreu – Naturalmente, em especial a pesca predatória. Para observação da fauna e flora local, auxiliando ainda nas atividades de fiscalização e monitoramento ambiental, foi instalada uma torre no Parque da Lagoa do Peri. Com uma superfície territorial de vinte quilômetros quadrados e uma lagoa de com espelho d’água de cinco quilômetros quadrados, o Parque é um importante manancial de abastecimento de água potável. É a maior e mais antiga Unidade de Conservação de Florianópolis.

7) A Fiscalização inibe ilegalidades?

Marco Abreu – Evidentemente. O trabalho de fiscalização da natureza ou dos recursos naturais está sendo feito com rigor. Foram 695 denúncias procedentes em 2010 e 411 não procedentes. Nas Áreas de Preservação Permanente (APP’s) a fiscalização atua preventivamente e punitivamente. Em 2010, foram realizadas 38 demolições de construções irregulares e feitas 11 apreensões de equipamentos de construção civil. Os técnicos da FLORAM, também, supervisionam a poluição sonora e em ação conjunta com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar e Polícia Civil fiscalizam Bares, Casas noturnas e Postos de Gasolina, com interdição onde comprove-se irregularidades – Programa Silêncio Padrão.

8) Quanto a Proteção: há demarcação dos Parques?

Marco Abreu – A atual Administração, por meio da FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), tem este objetivo. Ou seja, realizar a demarcações dos parques municipais para garantir a preservação dos recursos naturais e os conseqüentes benefícios indiretos de ordem ecológica, econômica, científica e social. A demarcação serve também para melhor controle dos locais e inibição eficaz das possíveis construções irregulares. Estão avançados a Lagoa do Peri, Maciço do Morro da Cruz e Maciço da Costeira.

9) Algum alerta em especial?

Marco Abreu – Sim, é preciso frear a arrogância perante a Lei.

O sucesso da FLORAM depende de uma tríade:

1) Da receptividade das Comunidades em que ela se integra.

2) Dos sucessivos esforços realizados pela Diretoria Executiva e ao “Spirit de Corps” dos Servidores.

3) Da firme orientação do Excelentíssimo Prefeito Dário Elias Berger no sentido de ver uma Florianópolis “CADA VEZ MELHOR”, executando a política ambiental a contento e com intuito de libertar as gerações para o terceiro milênio com mais verde e menos poluição.

(PMF, 12/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *