Concurso para edifício verde
03/09/2010
Repensando o mercado
03/09/2010

Transporte marítimo deve ligar Centro de Palhoça com a Pinheira

Projeto, que ainda deve passar por votação, tem previsão de ser implantado até o final do ano
Para trafegar entre a Praia da Pinheira e o Centro de Palhoça, no verão, um motorista pode demorar mais de duas horas. Caso o sistema de transporte marítimo da cidade seja implementado até o fim do ano, como planeja a prefeitura, a expectativa é de que o tempo diminua para aproximadamente 30 minutos.
A previsão de que o sistema esteja pronto até o fim do ano é do secretário de Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviço, Josué da Silva Mattos. Só que um projeto de lei precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores antes de ser aberto um edital de licitação.
Nem os valores da obra estão previstos. De acordo com o secretário, a análise dos custos, que precisarão estar no edital, está sendo feita por técnicos da prefeitura.
– A análise já está atrasada por causa da aprovação do projeto de lei e da vistoria da Marinha, que aconteceu na terça-feira. No serviço público, um órgão depende do outro. Se tudo correr bem, queremos que o projeto esteja implementado até o fim do ano – planeja o secretário.
O prefeito Ronério Heiderscheidt havia falado em um outro prazo de término da obra: outubro.
O diretor do Centro de Engenharia de Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Acires Dias, disse que não dá para avaliar os prazos sem analisar o projeto. E disse que a ideia é ousada.
Para o engenheiro Silvio dos Santos, especialista em transporte aquático e doutorando em Transporte Intermodal na UFSC, pelo menos um ano deve ser gasto até a implementação do sistema.
– Tem uma série de procedimentos pela frente, como abrir o edital e conseguir as licenças ambientais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fazer estudos sobre medições de correntes e ondas, fora os imprevistos. Não é um projeto complexo, mas demorado – avaliou.
A dona de casa Leoni dos Santos, 33 anos, mora ao lado da Ponte do Imaruim, onde está previsto um terminal de embarque e desembarque:
– Acredito que a nossa situação vai mudar para melhor. Já tem filas aqui no fim da tarde e tudo fica congestionado quando acontece algum acidente na BR-101.
(Por MAURÍCIO FRIGHETTO, DC, 03/09/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *