Inaugurada nova Base da PM em Canasvieiras
03/09/2010
Concurso para edifício verde
03/09/2010

Sinduscon comemora queda do decreto municipal

O Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) derrubou, ontem, o decreto municipal nº 8057/2010, acolhendo ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Sindicato da Indústria de Construção (Sinduscon) da Grande Florianópolis.

Assinado em 9 de abril deste ano pela Prefeitura de Florianópolis, o texto do decreto 8057 estabeleceu novos critérios de licenciamento para o parcelamento do solo urbano e a construção de condomínios residenciais e comerciais, além daqueles já exigidos pelo Plano Diretor e pelo Código de Obras do Município.

“O decreto fere dispositivos das constituições Federal e Estadual e da própria Lei Orgânica do Município”, afirma Helio Bairros, presidente do Sinduscon. Além de ser inconstitucional, esclarece Bairros, o decreto 8057 provocaria uma imediata desaceleração do mercado da construção civil, com reflexos óbvios oo número de empregos, “uma vez que seriam necessários prazos ainda maiores dos que os já existentes para a obtenção de todas as novas licenças e certidões estabelecidas pelo decreto”, explica.

(Jornal Notícias do Dia / Sinduscon, 02/09/2010)

Justiça derruba decreto de Dário Berger
Do blog de Moacir Pereira, (ClicRBS, 01/09/2010)

Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina acaba de derrubar o decreto 8057, de 9 de abril de 2010, do prefeito Dário Berger. Considerou o ato inconstitucional. Ação foi impetrada pelos advogados João José Ramos Schaeffer e Waltoir Menegotto, em nome do Sindicato da Industria da Construção Civil de Florianópolis- Sinduscon. Segundo o presidente Helio Bairros, o decreto burocratizava os processos de construção e feria o Código de Posturas do município. A ação foi relatada pelo desembargador Fernando Carioni. A decisão foi unânime.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Jair Cordeiro Lopes disse:

    Caros Senhores,
    Necessito da cópia do Acórdão que tornou o decreto 8057/2010 inconstitucional. Como consigo através da internet?

    • mm Rogério, da equipe do site disse:

      Prezado Sr. Jair Lopes,
      Para conseguir uma cópia do documento solicitado, sugerimos que o senhor faça contato com o Sinduscon-Fpolis:
      sinduscon@sinduscon-fpolis.org.br
      Rua Dorval Melchíades de Souza, 633 Centro – Florianópolis – SC
      CEP: 88015-070 Fone (0xx48) 3251-7700 Fax (0xx48) 3251-7703

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *