Empresas Juniores de Geografia e de Ciências Biológicas promovem ciclo sobre recursos hídricos na UFSC
17/09/2010
Os bastidores da multa do ICMBio
17/09/2010

Moto é mais rápida em desafio intermodal no horário de pico em Florianópolis

Luciano Trevisol completou o trecho entre UFSC e Largo da Alfândega em 14min33s

O motociclista Luciano Trevisol, 31 anos, chegou em primeiro nesta quinta-feira no Desafio Intermodal em Florianópolis. Com o tempo de 14min33s, ele seguiu pelo sul e completou o trecho entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade, e o Largo da Alfândega, no Centro.

Em seguida, chegaram dois ciclistas pelo sul e outro motociclista, que trafegou pelo trecho norte.

Seis modalidades participaram do desafio: ônibus, carro, moto, ciclista, atleta (corrida) e pedestre. Foram percorridos trechos via norte e sul. O objetivo era descobrir qual meio de transporte é mais rápido na capital catarinense nos horários de pico, onde são comuns os engarrafamentos na cidade.

Trevisol (conta que trafegou pelo bairro Pantanal, seguiu pela Via Expressa Sul e depois pelo túnel Antonieta de Barros. A maior dificuldade enfrentada no trânsito por ele foram os carros.

Os motoristas não obedecem à sinalização, segundo Trevisol, e, por isso, ele precisou redobrar os cuidados. E, apesar de a moto ser o veículo mais rápido, ele próprio admite que não é o mais seguro.

O atleta Audálio Marcos Vieira Júnior, 37 anos, fez o percurso correndo pelo sul e diz que a mobilidade é tão carente em Florianópolis, que ele chegou mais rápido que o carro que vinha pelo norte. Para ele, iniciativas como esta mostram que é o momento de a prefeitura criar soluções para o trânsito, em especial para incentivar o uso de bicicletas.

Semana da Mobilidade

O Desafio Intermodal abriu nesta quinta-feira a Semana da Mobilidade Sustentável Floripa 2010. O evento acontece de 16 e 26 de setembro na Capital.

Diversas empresas e entidades uniram-se para oferecer uma programação variada. No dia 22, as atividades estarão relacionadas ao Dia Mundial Sem Carros.

Desafio Intermodal – Confira os tempos

Motociclista pelo sul – 14min33s
Ciclistas pelo sul – 18min50s (Carvoeira) e 20min38s (Pantanal)
Motociclista pelo norte – 23min47s
Motorista do carro pelo sul – 25min50s
Ciclista pelo norte – 26min22s
Atleta (corrida) pelo sul – 29min3s
Passageiros do ônibus semidireto pelo sul – 33min39s
Motorista do carro pelo norte – 37min4s
Atleta (corrida) pelo norte – 37min41s
Passageiros do ônibus pelo norte – 53min13s
Os dados dos pedestres ainda não foram divulgados.

(DC/De Olho na Ilha, 17/09/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Danielbiologo disse:

    Eu fiz o trecho de 7,62 km caminhando em 1h10min. O que me surpeendeu foi o trânsito de carros fluindo muito bem, durante toda minha caminhada não presenciei congestionamentos, ao contrário dos demais dias neste mesmo horário e por isso os baixos tempos dos motorizados. A pequena diferença da moto para as Bicicletas comprovam que o veículo mais eficiente para áreas urbanas com custo quase zero, sem poluição, democratizando o espaço e ainda trazendo saúde para o usuário e para a cidade, é a BICICLETA e a caminhada!
    Daniel Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *