Acordo entre Fatma e Ibama pelo estaleiro
19/07/2010
Estaleiro em Biguaçu: Debate na comunidade
19/07/2010

Estaleiro em Biguaçu: Entidades já se mobilizam

Organizações ambientais e associações de moradores da Grande Florianópolis começaram a se organizar contra a instalação do estaleiro OSX em Biguaçu. A Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses (Feec) vai emitir um parecer esta semana. O órgão aguarda relatórios das ONGs associadas para se posicionar.

A coordenadora da Feec, Jalila El Achkar, diz que até agora as organizações estavam tranquilas em relação ao estaleiro, já que o parecer do ICMBio regional não é favorável.

– Se há pressão política para derrubar o parecer, aí é preciso um olhar diferente – afirma.

Na semana passada, ONGs e associações de moradores se reuniram para discutir o estaleiro. A presidente do Conselho Comunitário do Pontal do Jurerê, Heloisa Helena Wagner da Silva, destaca que a comunidade se preocupa com o que ocorrerá na praia caso a maré suba após a dragagem ser feita. O ICMBio apontou a possibilidade de que, com as obras, as ondas atinjam com mais força a Baía Norte e provoquem erosão.

Os moradores da Costeira da Armação, em Governador Celso Ramos, se preocupam com a possível liberação de arsênio durante o processo de dragagem. O elemento químico em excesso pode prejudicar a produção de marisco. Na cidade, 70% da população depende da pesca. Rosane Cherem de Abreu, da associação dos moradores do bairro, diz que os vizinhos são “100% contrários ao estaleiro”.

– Não é porque não queremos o desenvolvimento econômico, mas pela localização o estaleiro prejudicaria a maricultura e as três áreas de preservação ambiental – diz.

A ONG Sea Shepherd protocolou pedido para a audiência em São José. A Montanha Viva questiona se a Fatma tem competência para licenciar.

(DC, 19/07/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *