Elevado no Trevo da Seta começa a dar as caras
06/05/2010
Parceria vai tirar projeto de ampliação do aeroporto da gaveta
06/05/2010

Projeto na Câmara quer mudar zoneamento para construção da sede da Prefeitura

Uma área de cerca de 5,5 mil metros quadrados, próxima à ponte Hercílio Luz e ao Parque da Luz e atualmente utilizada como estacionamento pela Floram foi mapeada pela prefeitura de Florianópolis para abrigar a nova sede.
Para começar a transformar o desejo em realidade, a Prefeitura enviou para a Câmara de Vereadores um projeto para mudar o zoneameanto do local, que atualmente é classificado como área verde de lazer.
O prefeito Dário Berger (PMDB) pediu regime de urgência para que o projeto, o que dá 45 dias para que os vereadores votem. Se for aprovado, a Prefeitura pretende abrir um concurso para escolher o projeto arquitetônico da nova sede municipal.
Construir uma sede é uma das obsessões do prefeito desde o primeiro mandato. Tentativas de fazer a obra no Parque da Luz, no Terminal Cidade de Florianópólis e no aterro da Baía Sul foram abortados por questões ambientais ou legais.
Atualmente, a prefeitura ocupa parte do antigo edifício da Secretaria Estadual da Fazenda, na Rua Tenente Silveira. O local, emprestado pelo governo estadual, é insuficiente para abrigar toda a estrutura. Ipuf e as secretarias de Assistência Social e Saúde utilizam imóveis alugados, por exemplo. Dário quer reunir até 70% do governo no novo prédio.
– A prefeitura tem uma dificuldade muito grande de encontrar um imóvel no Centro. Esse local é do município e tem espaço para 10 mil metros de área construída – diz o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Carlos Rauen.
O local fica na Rua Almirante Lamego, atrás do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Além da necessidade de mudar o zoneamento, o local tem restrições para construção pela proximidade da Ponte Hercílio Luz. O prédio não poderia ter mais do que quatro andares, para não atrapalhar a visibilidade da ponte.
Como o projeto será escolhido por concurso, a Prefeitura diz não ter nenhum esboço de projeto e nem sabe responder como ficaria o trânsito.
– O concurso vai incluir o estudo do polo gerador de tráfego – diz Rauen.
A previsão da Prefeitura é gastar até R$ 10 milhões na construção do novo prédio. A verba para o investimento seria da venda do imóvel onde funcionava o Pró-Cidadão, na Rua Felipe Schmidt.
(DC, 06/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *