Casan busca mais dois empréstimos
20/04/2010
Florianópolis discute criação e crescimento de empresas de tecnologia
20/04/2010

Reunião ampliada discute implantação de “ônibus rápidos” (BRT) em Florianópolis

O gabinete do vice-prefeito João Batista Nunes, com o apoio da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais e do Conselho Municipal de Transportes estará realizando uma reunião ampliada com a equipe técnica do Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados para discutir o uso de BRT (Bus Rapid Transit) como solução para melhorar a mobilidade urbana na Capital. O encontro será na próxima quinta-feira, 22, às 14h30min, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), rua Felipe Schmidt, 639, e contará com a participação de representantes de secretarias municipais, comércio, empresários e trabalhadores de transporte urbano, construção civil e vereadores.

Essa será a segunda reunião envolvendo a prefeitura e órgãos da sociedade que debaterá a implantação de corredores exclusivos para ônibus, táxis e veículos escolares e de turismo como saída para melhorar o deslocamento na cidade. Os técnicos de Curitiba Fric Kerin, Euclides Rovani, Alan Cannell e André Fialho vão apresentar vídeos sobre “Mobilidade Urbana” e mostrar o uso da tecnologia BRT em cidades brasileiras, da América Latina e resto do Mundo.

Atualmente mais de 160 sistemas BRT estão operando ou em construção em 23 países dos cinco continentes. O sistema com ônibus que circulam em corredores exclusivos e com grande capacidade de passageiros é um conceito flexível, que pode ser configurado de várias formas e levando em conta as características de cada cidade. Além disso, o BRT oferece facilidade de integração com os demais modais de mobilidade.

(PMF, 19/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. marcelo sobral disse:

    Não posso deixar de notar que essa proposta de BRT oferece o atrativo de manter as atuais empresas de ônibus na jogada, enquanto o VLT com certeza as excluiria. E creio que o BRT tem no mínimo o mesmo custo que o VLT … afinal, precisaria ampliar as vias para os corredores exclusivos. Mas no caso do VLT seria uma concessionária que faria a linha com os trilhos, e no BRT seria a prefeitura ou governo do estado que ampliaria as vias. Seria o BRT realmente bom para a cidade, ou para os grupos econômicos que aí estão ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *