Adiada a reabertura do Terminal Cidade de Florianópolis
21/03/2010
I Salão Catarinense do Turismo começa hoje em Florianópolis
22/03/2010

Praias: O sumiço da areia

Pescadores, comunidade e turistas já sentem os efeitos do encolhimento da faixa de areia em várias praias da Capital. Solução encontrada até agora é considerada temporária.

Moradores de duas praias da Ilha de Santa Catarina pedem socorro: a faixa de areia está diminuindo significativamente. Em Canasvieiras, Norte da Ilha, e na Armação, no Sul, as comunidades se organizaram para chamar a atenção dos órgãos públicos para o problema. Dois projetos de “engordamento” das praias foram elaborados, mas não há previsão de execução para nenhum deles.

Na Armação, a Associação de Pescadores está à frente do movimento. Na busca por uma solução, o presidente da entidade, Fernando Sabino, descobriu um estudo elaborado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) em 1999. Naquele ano, com a ajuda de alguns vereadores, a associação conseguiu que o projeto fosse retomado. Ele está em fase de atualização e, nos próximos meses, deve ser encaminhado para licenciamento ambiental.

– Nós já perdemos até peixes por falta de espaço para descarregar. Mas não são só os pescadores que sofrem com isso. O problema é de toda a comunidade. Muitos turistas já não vêm mais para cá porque não tem praia para ficar. Quem mora aqui e vive de turismo perdeu bastante – lamenta Sabino.

Em Canasvieiras, um projeto para aumentar a faixa de areia, da Secretaria de Obras de Florianópolis, foi encaminhado à Fatma em 2005. O órgão pediu novos estudos e, depois de refeito várias vezes, o projeto foi entregue, em novembro passado. Segundo o engenheiro da secretaria, Jairo Henkes, a obra só espera pela licença, já que os recursos estão garantidos pelo governo federal. O engordamento deve custar cerca de R$ 10 milhões.

Para o professor do Laboratório de Oceanografia Costeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jarbas Bonetti, obras deste tipo com retirada de areia de outros locais para fazer aterro, ajudam por algum tempo, mas o serviço, mais cedo ou mais tarde, terá de ser refeito.

– A rigor, a única solução definitiva para o problema seria remover as construções em uma faixa de vários metros a partir da linha do mar. Desta forma, a dinâmica natural do sistema e os estoques de sedimentos seriam mantidos. Parece utópico, mas em alguns locais do mundo, sobretudo na Europa, isso já vem sendo realizado – afirma o professor.

(Por Mayara Rinaldi, DC, 20/03/2010)

Segredo é a preservação

Outras quatro praias da Capital sofrem com o encolhimento. Em 2006, o geólogo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Norberto Horn, fez um levantamento de áreas de risco de destruição por causa da erosão costeira.

Além de Armação e Canasvieiras, Naufragados, Pântano do Sul, Barra da Lagoa e Ingleses são de alto risco. O Plano Diretor, que está em discussão e prestes a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, inclui engordamento dos Ingleses.

De acordo com Horn, a erosão costeira é natural, mas em alguns locais é ampliada por causa da ação do homem.

Com a construção de casas e edifícios muito perto da orla, muitas vezes ocupando até as dunas, a movimentação natural das ondas, que leva e traz areia para dentro e para fora do mar, acaba se tornando um risco.

– Em praias preservadas como a de Moçambique, esse movimento é pouco sentido. O problema é sério onde as dunas foram ocupadas – explica o professor do Laboratório de Oceanografia Costeira da UFSC, Jarbas Bonetti.

Os estudiosos citam outras praias: Barra Velha, Piçarras, Navegantes, Bombinhas, Imbituba, Ibiraquera, Rincão, Araranguá e Arroio do Silva.

(DC, 20/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Alvaro disse:

    A situação da Praia da Armação é, de fato, MUITO séria.
    Porém o nível de gravidade vai além de algumas casas destruídas, da triste ausência de areia, das perdas com o turismo, etc.
    Se nada for feito rapidamente a respeito desta erosão, o inevitável resultado será a quebra do dique natural entre o mar e a Lagoa do Peri, uma catástrofe ecológica inimaginável e irreversível e que, se vier a acontecer, afetará o ecossistema deste parque ambiental e milhares de pessoas que se beneficiam do maior reservatório de água potável de Florianópolis. Isto seria, repito, uma tragédia.
    Há várias teorias sobre a causa disto e provavelmente seja uma combinação de causas, mas pessoalmente falando, o quebra-mar ou mole que fechou a saída natural do Rio Sangradouro para a Praia da Armação ocasionando -entre outras coisas- o rápido açoriamento do mesmo rio, e uma óbvia mudança na forma como a movimentação das marés acontece, num movimento circular de “roubo” de areia, a qual é retirada da beira e depositada 100-150 metros lá fora, como pode ser visto por imagens de satélite tem que ser -sem lugar a dúvidas- uma das causas principais.
    A construção deste mole foi um atropelo à natureza da mais grande ordem. É intrigante pensar como, num local supostamente preservado como este, alguém pode vir e simplesmente mudar o curso de um rio!
    Não adianta de nada apontar dedos agora, o que importa é agir, e logo. Retirar essas pedras que bloqueiam a saída do rio/entrada do mar seria um bom e simples começo para dar uma chance a natureza de voltar ao que era.

  2. Luciano da Mota disse:

    O problema com as praias não só estão sendo na armação, canasvieiras, barra velha,e etc… Mas sim e toda orla maritima pois não podemos de esquecer que o mar vem subindo seu nivel. Ao qual era esperado subir um volume e vem superando o previsto, enfim voltando ao objetivo deste comentário, creio eu um leigo no assunto que requer uma pesquisa do que realmente esta acontecendo e o que poderá ser feito, mas digo sim através de dados concretos e não suposições pois se ficarmos em cima disto não teremos tempo habil e nem atitude certa a tomar. Obtive informações que já constam estudos conforme este topico acima e gostaria de saber onde posso capitar ou obter o mesmos pois sou ilhéu e morador da armação e como ser humano as coisas nos passam despercebidas e quando se tornam em projeção maior que fica-se sabendo do fato, digo eu pessoalmente. Contudo estou querendo apenas entender e mesmo no caso ajudar num contexto ao qual irei sofrer diretamente com o que está acontecendo e que virá acontecer. Peço que se alguém tem informações concretas ou onde posso encontrar agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *