Farra do boi: tradição e crime
22/03/2010
Plano Diretor: Patrimônio e mobilização
22/03/2010

Plano Diretor: Olhar para o futuro

Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 21/03/2010)

A malsucedida audiência pública para discutir o Plano Diretor Participativo da Capital, já provocou consequências. Prefeito Dário Berger e o presidente da Câmara de Vereadores, Gean Loureiro, decidiram, no final da tarde de sexta-feira, transferir a data da entrega do anteprojeto ao Legislativo. Previsto inicialmente para terça-feira, dia 23, no aniversário da cidade, ficou para o dia 30. Ninguém quer correr o risco de ver manifestante invadindo a sessão solene da Câmara e transformar uma festa em baixaria.

Ainda na sexta-feira, Dário havia confirmado que compareceria à Câmara com o Plano Diretor debaixo do braço.

– Para ser prefeito de Florianópolis é preciso ter coragem e ousadia, por isso vou cumprir o previsto – disse, logo no início da tarde.

Até aquele momento, não conhecia todos os detalhes da confusão que ocorreu na audiência na noite de quinta-feira, no TAC, determinando a suspensão da reunião, pouco mais de uma hora depois de iniciada. Alertado por assessores, aceitou a nova data.

A administração municipal trata o Plano Diretor Participativo como o principal símbolo da gestão de Dário Berger. Capaz, até, de alavancar votos caso ele seja o escolhido pelo PMDB para concorrer ao governo do Estado.

Só que, do outro lado, mesmo sem nenhuma articulação ou “cabeça”, os movimentos comunitários não aceitam a forma como foram conduzidas as definições e vão fazer barulho. No meio desta disputa, os vereadores, que, certamente, sofrerão muita pressão de todos os lados.

Tomara que não se repitam exemplos recentes, como a votação do Defeso do Itacorubi e o Estudo de Impacto da Vizinhança. Ambos os projetos, mesmo encaminhados pelo Executivo, que tem ampla maioria na Casa, foram rejeitados pelos vereadores.

A cidade não merece politicagem. Mas planejamento e organização. A longo prazo. Só assim, todos ganham.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *