Menos farra-do-boi
23/02/2010
O futuro digital das cidades e a copa de 2014
23/02/2010

“Moradores de rua são o cartão postal do centro”

Da coluna de Carlos Damião (ND, 22/02/2010)

A “morte” urbana da região central de Florianópolis parece ser calculada. Os moradores não dispõem de cinemas, nem qualquer tipo de vida noturna, e muito menos atrações culturais: os museus fecham nos finais de semana. Na única lanchonete aberta na Praça 15, cercada por mendigos e bêbados, o dono tem uma definição: “Eles (os moradores de rua) são o cartão postal do Centro”.

E a revitalização?

No ano passado foi formada uma Comissão de Revitalização do Centro Histórico da Capital. Houve várias reuniões, com a participação de entidades não-governamentais – um dos encontros foi na sede da CDL – e representantes de órgãos públicos, como a Fundação Catarinense de Cultura, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), entre outros.

Trabalho pesado

O que se sabe é que a Comissão de Revitalização do Centro Histórico não evoluiu porque depende de providências da prefeitura e do Governo do Estado. Sem a limpeza adequada das praças e das ruas, retirada completa dos moradores de rua e policiamento 24 horas não será possível garantir vida nova a uma região que, por incrível que pareça, é densamente habitada.

Nem turismo ajuda

Há centenas de moradias térreas e dezenas de prédios residenciais em toda a região central de Florianópolis, da Praça 15 à Avenida Osmar Cunha, aos altos da Felipe Schmidt, à Hercílio Luz e Mauro Ramos. Não há nada que justifique o abandono da região por parte do poder público, que simplesmente ignora o Centro, até como ponto de parada de excursões turísticas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *