Ministério das Cidades em encontro na Assembleia sobre saneamento básico
14/12/2009
A árvore de natal
14/12/2009

Secretaria de Transportes da Capital esclarece Ministério Público cálculo de tarifa de ônibus

Na sexta-feira, 11, o vice-prefeito e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, juntamente com técnicos do setor apresentaram para o promotor do Ministério Público Estadual, Aor Steffens Miranda, a metodologia do cálculo tarifário do sistema de transporte urbano de Florianópolis e o funcionamento do da bilhetagem eletrônica. João Batista Nunes salientou que a medida quer dar mais transparência a forma como a tarifa é definida na Capital, possibilitando tanto o MP quanto a população em geral conhecerem e acompanharem os reais custos do preço das passagens. O evento também contou com a presença de vereadores, representantes Sintraturb, Setuf e dos empresários do transporte.
Para o secretário de Transportes é importante democratizar a informação dos custos tarifários e dar maior transparência sobre todos os itens que fazem a composição do preço final da passagem de ônibus. “Queremos que todos saibam quanto custa manter o sistema, explicando o real peso dos insumos, encargos e salários pagos aos trabalhadores”, enfatiza. João Batista também defende a remodelação do atual sistema. “Temos um problema no modelo que tem que ser repensado”. Ele também disse que o pedido de licitação que tramita na Câmara de Vereadores vai dar segurança jurídica, tanto para as operadoras quanto para a Prefeitura, e transparência ao sistema de transporte urbano.
O técnico da Secretaria de Transportes, Jorge Cruz, fez a primeira explanação explicando em detalhes o funcionamento do sistema de ônibus de Florianópolis. Atualmente 467 veículos operam em 156 linhas, transportando uma média mensal de 4,8 milhões de passageiros. Os ônibus rodam mais de dois milhões de quilômetros mensalmente. Cruz detalhou também como é realizado o cálculo final da passagem, que leva em consideração uma média dos os custos fixos, variáveis e tributos que insidem sobre o transporte. Logo após, o representante do Setuf, João Savas , falou sobre o sistema de bilhetagem eletrônica e o funcionamento do cartão “passe-rápido”, que é utilizado por quase 85% dos passageiros.
(FloripaNews, 14/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *