“O Barbeiro de Sevilha” no CIC
11/11/2009
Informativo sobre o Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro
11/11/2009

Primeiro plano diretor de Florianópolis

Do blog de Sérgio da Costa Ramos (11/11/2009)

O arquiteto Demétrio Ribeiro — mais tarde homenageado com nome de rua na Capital — o urbanista Edvaldo Pereira Paiva e o também arquiteto Moacyr Zamora, todos de Porto Alegre, lideraram a primeira equipe de técnicos contratados pela prefeitura de Florianópolis para a elaboração de seu primeiro Plano Diretor, em 1952.

O prefeito era Paulo Fontes, e seu secretário de Obras, o engenheiro João Kalafatás. Entre as inovações “revolucionárias”, que não saíram do papel, duas avenidas de contorno ao Morro do Antão, a exemplo das “corniches” do sul da França, encravadas à meia encosta. Desafogariam o trânsito no labirinto das ruelas, entre o centro histórico e os bairros.

Como em Floripa nada prospera, ficou a homenagem ao arquiteto Demétrio Ribeiro.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Junior disse:

    Grandes arquitetos e urbanista de POA. Hoje estão fazendo falta. A “máfia do concreto” esta com a “faca e o queijo” nas mãos. Legislativo e Executivo. Por uma Porto Alegre com qualidade de vida para toda sua população. Saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *