Santa Catarina entre os beneficiários de projetos de energia eólica
21/07/2009
Malabaristas são retirados dos semáforos
21/07/2009

UFSC e Epagri estudam macroalgas para ampliar maricultura catarinense

Em parceria com a Epagri, a UFSC investiga mais uma atividade para a maricultura catarinense. É o cultivo da alga vermelha Kappaphycus alvarezii, comercialmente importante por ser a principal fonte de carragenana, aditivo extensamente empregado nas indústrias alimentícia, de cosméticos e farmacêutica. O Brasil importa mais de mil toneladas de carragenana por ano, o que representa cerca de R$13 milhões.

Nativa das Filipinas, a alga Kappaphycus alvarezii teve seu primeiro cultivo experimental no Brasil realizado em São Paulo. Em Santa Catarina testes estão sendo realizados desde 2008, em um cultivo experimental implantado na praia de Sambaqui, em Florianópolis. Dados preliminares indicam que o estado tem bom potencial para trabalho com a espécie. O cultivo é realizado a partir de pedaços de talo, amarrados em cabos mantidos em sistemas flutuantes, como balsas ou long-lines usados na produção de ostras e mexilhões.

O projeto em Santa Catarina envolve pesquisadores da UFSC, Universidade de São Paulo (USP), Epagri e Instituto de Pesca de São Paulo. A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) financiou a primeira etapa do projeto e na segunda etapa são investidos recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

“A segunda etapa do projeto vai avaliar o ciclo produtivo dessa alga procurando estabelecer metodologias que viabilizem a introdução comercial no litoral catarinense”, informa a coordenadora do projeto e professora do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, Zenilda L. Bouzon.

“A expectativa é tornar o Brasil independente das importações”, complementa a pesquisadora Leila Hayashi, que trabalhou com a espécie em sua tese de doutorado e foi convidada a atuar como pesquisadora visitante na UFSC, dando continuidade aos estudos com a Kappaphycus alvarezii. Ela alerta, no entanto, para uma divulgação cuidadosa do potencial desse cultivo em Santa Catarina.

“Até agora os resultados são positivos e mostram que a espécie se adapta bem às condições do litoral de Santa Catarina. Mas ainda estamos em fase de estudos”, deixa bem claro Leila. Segundo ela, os estudos buscam tecnologia para cultivo sustentado da espécie e a seleção de linhagens mais produtivas, para produção de carragenana de qualidade. Há também investigações para desenvolvimento de tecnologia para secagem da alga, já que em Florianópolis a ocorrência de chuvas complica esse processo.

Além disso, as pesquisas buscam tecnologia que garanta um cultivo seguro da alga. Isso porque uma das vantagens da espécie, seu rápido ciclo de crescimento (cerca de 45 dias), é também um risco à propagação descontrolada. Espécie exótica originária das Filipinas, o manuseio da Kappaphycus alvarezii exige controle para que se evite a chamada contaminação biológica (quando uma espécie exótica se prolifera descontroladamente).

Leila participou de estudos que deram suporte à elaboração de uma estrutura normativa para regulamentação do cultivo dessa espécie de alga no país. Segundo ela, as perspectivas para o litoral brasileiro dependem um programa estratégico que contemple estudos do ciclo produtivo, processamento e comercialização. Somente com esse suporte serão recomendados cultivos comerciais.

Mais informações: Leila Hayashi, e-mail: leilahayashi@hotmail.com, fone: 3721 5149

(Arley Reis, Agecom, 20/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *