Carnaval sem mortes
05/02/2009
Cultura e sensibilidade
05/02/2009

TV digital entra no ar hoje na Capital

Tecnologia que proporciona imagens mais nítidas estreia no Estado pela RBS TV Florianópolis
Às 19h de hoje entra no ar o canal digital da RBS TV Florianópolis, quando o ministro das Comunicações, Hélio Costa, acionar um comando nos estúdios no Morro da Cruz. Para quem tem equipamento adequado (antena UHF e conversor), a imagem mais nítida e com cores mais vivas será captada pelo canal 33 na Grande Florianópolis.

A RBS TV é a pioneira no Estado a ter programação na nova tecnologia, em implantação no país desde dezembro de 2007. Assim que entrar no ar, o primeiro programa em alta definição, uma das características da TV digital, será a novela Caminho das Índias.

Amanhã, o Jornal do Almoço será o primeiro programa local gerado no novo padrão, com imagens em alta definição de vários regiões do Estado. A proposta do programa é um passeio por SC comandado pelos apresentadores do JA. A linha de entretenimento da emissora também está incluída na novidade. É o caso da minissérie 4 Destinos, gravada no Estado e no RS, que irá ao ar nas noites de domingo, em março.

O termo de consignação do canal para a RBS TV será assinado à tarde, na Assembleia Legislativa do Estado. O atual sistema de transmissão analógico permanece no ar até 2016. Até lá, todas as TVs do país precisarão estar adequadas ao novo modelo. Da mesma forma, o telespectador não precisa comprar imediatamente um conversor ou ter um televisor integrado (com o conversor embutido).

Redes varejistas já vendem conversores

Além de São Paulo, a TV digital já funciona no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Salvador, Campinas, Porto Alegre, Goiânia e Curitiba. O novo padrão de transmissão está em adoção em diferentes países. EUA e Grã-Bretanha foram os primeiros, em 1998. Logo depois começou no Japão. Existem três sistemas de TV digital no mundo: americano, europeu e japonês. O Brasil adotou o padrão japonês e fez adaptações para as características do mercado local.

Como requer um conversor (equipamento que transforma o sinal para ser compreendido pelos televisores, mesmo de plasma ou LCD), a procura pelo equipamento aumentou. Na Capital, redes como Lojas Koerich, Casas Bahia, Ponto Frio e Colombo oferecem o produto por preços que variam de R$ 399 a R$ 899. Pela internet, em lojas de departamento ou eletroeletrônicos, é possível encontrar marcas mais em conta (confira marcas e preços ao lado).

As lojas trabalham com uma pequena variedade de equipamentos. Em cada estabelecimento, é possível encontrar de uma a três marcas. Mas já existem no mercado nacional mais de uma dezena de marcas e modelos.

Assinantes da Net receberão sinal da RBS pelo canal 512

Para os assinantes da Net que têm o decodificador HD Max, o canal da RBS TV com alta definição será o 512. Para quem tem apenas o codificador digital, o sinal da RBS continua pelo canal 11. A Net é a única operadora de televisão por assinatura que transmite em alta definição, segundo o gerente de operações da Net em Florianópolis, Eduardo Pauletti.

– O número de adesões ao HD Max é de 30 a 40 clientes por mês. Mas a expectativa é que este número aumente consideravelmente agora que a RBS TV vai passar a transmitir em alta definição – conta.

A fim de esclarecer as mudanças e as vantagens da nova tecnologia, um site especial sobre a RBS TV Digital está no ar no endereço www.clicrbs.com.br/especial/sc/rbstvdigital. O site, criado pelo clicRBS, é direcionado a telespectadores, lojistas, técnicos e mercado publicitário, oferecendo um glossário sobre o mundo da TV Digital e respostas às dúvidas mais comuns sobre a nova tecnologia.

(DC, 05/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *