Em reunião com o MPSC, Casan compromete-se a reduzir quantidade de alumínio na água
11/09/2008
Abav realiza 1º Seminário de Turismo de SC
11/09/2008

Casan trocará filtros de estação

Substituição deve reduzir nível de alumínio

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) identificou problemas em dois dos 12 filtros utilizados na purificação da água na Estação de Tratamento do Rio Pilões, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A alteração nos filtros pode ser a causa do excesso de alumínio no líquido, constatado em exames realizados em pontos da região central da Ilha de Santa Catarina.

Os dois filtros serão trocados em até três meses. A decisão foi tomada ontem em reunião entre Ministério Público, Vigilância Sanitária e Casan, após exames laboratoriais comprovarem que o índice de alumínio na água da Capital está acima dos 0,2 miligrama por litro estabelecidos por lei.

Enquanto a regularização nos filtros não ocorre, a Casan trocará o sulfato de alumínio (utilizado na purificação da água) por sulfato de ferro. O promotor do Ministério Público Fábio Trajano diz que não será necessário adotar medidas mais drásticas, já que o excesso da substância no valor apresentado não “traz riscos à população”.

Assim como vem ocorrendo nos últimos três dias, exames laboratoriais serão realizados durante toda a próxima semana para monitorar a quantidade de alumínio presente na água. O laudo das análises de terça-feira indicam alteração na água de dois, dos cinco, pontos de coleta. Na segunda-feira, o exame indicou a presença de alumínio em quantidades que variam de 0,33 a 0,5 miligrama por litro.

O excesso do metal não alterou os hábitos dos consumidores, porque muitos já evitam a água da torneira. Edir Duarte, auxiliar de enfermagem, só bebe água mineral desde que sua filha nasceu, há sete anos.

A água comprada da Casan (por, pelo menos, R$ 21,44 mensais – que dão direito à quantidade de 10 metros cúbico) é consumida apenas na higiene e na cozinha. A vendedora Sandra Ferraz também só toma água mineral:

– Não há condições de beber água da torneira, ela dá dor de barriga.

(DC, 11/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *