A SC dos turistas
12/11/2007
Restos viram reais na Capital
12/11/2007

O número de turistas que vem para as praias catarinenses no Verão deve ser praticamente o mesmo da temporada passada: 3,3 milhões. Os destinos mais disputados são Florianópolis – onde são esperadas 780 mil pessoas – e as praias do Litoral Norte, como Itapema e Balneário Camboriú. Motivo de animação para hoteleiros e donos de bares e restaurantes, essa “explosão populacional” causa apreensão nos setores ligados à infra-estrutura e abastecimento, especialmente os de água e luz. Água não vai faltar, garantem as companhias de abastecimento. O fantasma da curta temporada que se aproxima, portanto, serão os apagões.

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) admite que devem ocorrer cortes ocasionais de energia. Para amenizar o problema, planeja uma campanha que conscientize a população para a importância de racionalizar o consumo. Além disso, haverá obras emergenciais, como o aumento da capacidade da subestação Ilha Norte, nos Ingleses; a duplicação da capacidade de fornecimento na subestação Ilha Sul, no Campeche; e a ampliação da subestação Trindade, no Córrego Grande, que devem ser concluídas até o fim do ano. A nova subestação a ser construída no Centro depende de mudanças no Plano Diretor da Capital.

Na última terça-feira, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jérson Kelman, afirmou que podem acontecer pequenos blecautes nos momentos de pico de consumo, especialmente durante o Réveillon e o Carnaval. Os cortes são destinados a evitar que sejam ultrapassados os limites das linhas de transmissão durante a temporada, quando ocorre um aumento de 35% no consumo de energia.

Água não deve faltar na alta temporada

O abastecimento de água, que já causou muita dor de cabeça para turistas e moradores em temporadas passadas, este ano não deve ser problema nos balneários mais disputados. O gerente regional Grande Florianópolis da Casan, Carlos Alberto Coutinho, garante que não há necessidade de plano especial para o período porque a rede de que a cidade dispõe já é suficiente para que não falte água.

Ele diz que a cidade tem um parque de equipamentos, já instalado, que é ativado quando o consumo é maior, como no Verão. Se houver casos de falta de água, serão problemas pontuais e específicos, adverte.

Coutinho pede, entretanto, que os usuários atentem para a capacidade de seus reservatórios e a eventual necessidade de redimensioná-los para o período, quando os moradores costumam receber visitas e promover festas de maior porte.

O assunto também é tema de campanha a ser transmitida na Argentina com vista à temporada.

– A pessoa aluga um imóvel com capacidade para seis pessoas e bota 20, aí vai faltar água naquela casa ou naquele prédio. As casas e apartamentos são construídos para um certo número de pessoas e as instalações são para esse número. Se isso for extrapolado, alguma coisa vai acontecer – diz Valdir Walendowsky, presidente da Santur.

Itapema – onde as torneiras secas foram o grande problema do turismo durante 10 anos – e Balneário Camboriú garantem que água não vai faltar. O problema foi atenuado com as mudanças anunciadas pelas companhias de abastecimento das duas cidades.

O diretor da Cia de Águas de Itapema, Manoel Motta Neto, informa que a capacidade de produção, que era de 400 mil litros por hora desde 2004, aumentou para mais de 1,4 milhão de litros, o que garante a qualidade do serviço para a temporada que se aproxima.

A Emasa, em Balneário Camboriú, também se precaveu e aumentou em 25% a produção de água para este Verão, com a implantação de um novo reservatório. Além diso, uma nova adutora, destinada a agilizar a distribuição da água nas áreas centrais também do balneário, foi construída para evitar desabastecimento na temporada.

(Fábio Bianchini, DC, 11/1/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *