Chico Mendes vai ter novas casas e ruas
08/10/2007
Ofensiva contra excesso de ruído
09/10/2007

Idéias são transformadas em projetos arquitetônicos para a orla de FlorianópolisOito projetos arquitetônicos foram produzidos como resultado da II Oficina de Desenho Urbano – Resgate da Orla: Floripa de Frente Pro Mar. Cada projeto corresponde a um segmento do trecho compreendido pela Oficina, entre o trevo da seta, na Caeira, até o Shopping Iguatemi, na Avenida Beira-mar, incluindo também a orla de Coqueiros.

Arquitetos e participantes da II Oficina de Desenho UrbanoOs cerca de 70 arquitetos que participaram do segundo módulo trabalharam intensamente de sexta (5) a domingo (7) para transformar em projetos as idéias surgidas durante a primeira fase da Oficina, quando trocaram informações com dez palestrantes da área. A partir de agora, a coordenação da Oficina irá compilar os desenhos e informações para, até o dia 25 deste mês, apresentar os projetos ao núcleo gestor do Plano Diretor de Florianópolis.

Na seqüência, os trabalhos serão expostos no formato de pôster em locais públicos da cidade, para serem conhecidos pela população.

Os oito segmentos de abrangência são:

Trecho Insular
1º Segmento – Via Expressa Sul;
2º Segmento – José Mendes;
3º Segmento – Aterro da Baía Sul;
4º Segmento – Cabeceiras das Pontes (continental e insular)
5º Segmento – Beira Mar Norte (Forte Santana até Ponta do Coral);
6º Segmento – Ponta do Coral até Trevo do Córrego Grande;
Trecho Continental
7º Segmento – Saco da Lama até o Limite do Município
8º Segmento – Cabeceiras das Pontes até a Ponta do Leal

A II Oficina de Desenho Urbano teve coordenação geral da Ong FloripAmanhã e coordenação técnica do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), com participação da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea/SC), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e Unisul.

No primeiro módulo, após quatro dias (aproximadamente 18h) trocando informações com dez diferentes palestrantes, os arquitetos participaram de uma saída de escuna para, com a visão a partir do mar, identificar os principais empecilhos para o acesso à beira d´água. Um levantamento prévio apontou que cerca de 28% da orla não permite acesso de pessoas.

As palestras proferidas na II Oficina de Desenho Urbano estão disponíveis para download. Acesse.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. André disse:

    Sou arquiteto e me interessei muito sobre a proposta da oficina de desenho urbano. Gostaria de saber como faço para ter acesso ao projeto desenvolvido durante a oficina. Há algum tempo vejo no site que seria feita uma exposição, mas até agora nada.
    Atenciosamente,
    Arq. André

  2. Janine, da equipe do site disse:

    No mês de maio deve acontecer o lançamento do livro com os projetos e
    sugestões desenvolvidos durante a Oficina. O livro será patrocinado pela
    Unisul. Para a exposição precisaremos de patrocínio também, por isso ainda
    não temos uma data.

    Se você quiser, pode baixar o conteúdo das palestras feitas durante a
    Oficina no link

    (https://floripamanha.org/weblog/2007/1954/)

    Assim que tivermos novidades publicaremos no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *