Parque Sapiens a investidores
14/09/2007
Agenda da Ong: 17 a 21 de setembro
14/09/2007

Em boa parte das cidades brasileiras litorâneas seus habitantes têm dificuldades de acesso direto ao mar. Este é o caso de Florianópolis, uma ilha cujo acesso à água é dificultado pelas intervenções humanas. A partir da próxima semana, profissionais se reúnem durante a II Oficina de Desenho Urbano – Resgate da Orla -, para produzir projetos de acesso ao mar e incluí-los no Plano Diretor da cidade. O projeto, coordenado por arquitetos e outros profissionais liberais, busca alternativas para resgatar o contato da população com a orla marítima seja a pé, de bicicleta ou cadeira de rodas. Com inscrições gratuitas, a Oficina é direcionada a profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, mas esta aberta também à participação de todos os interessados pelo assunto.

A II Oficina de Desenho Urbano será realizada de 19 a 23 do corrente. Os trabalhos iniciam no dia 19, com o tema “Floripa de frente pro mar – Resgate da Orla” e será coordenada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), Associação FloripAmanhã, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea/SC), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e Unisul. Esta segunda edição da Oficina pretende dar continuidade à primeira, realizada em 1994, cujos projetos resultaram em um livro. Alguns dos arquitetos que participaram da primeira edição estão envolvidos com a próxima Oficina, que desta vez deverá ter os melhores projetos efetivamente colocados em prática.

“O objetivo principal deste trabalho é oferecer à Florianópolis, em seu processo de implantação do Plano Diretor Participativo, uma contribuição da área de conhecimento de arquitetura e urbanismo, por meio de estudos que possibilitem, incentivem e qualifiquem o uso e a ocupação da orla na porção central da cidade, Ilha e Continente, como espaço público, dotado de ampla acessibilidade”, explica a arquiteta Cristina Piazza, do IAB/SC.

Abrangência – O trecho que será objeto de estudos fica compreendido entre o trevo da Seta, na Caieira, até o Shopping Iguatemi, na Avenida Beira-Mar, e contempla também a orla do bairro de Coqueiros, na porção continental. A Oficina será dividida em dois módulos. O primeiro composto de seminários e palestras, e o segundo, por trabalhos em atelier. Uma prévia do encontro aconteceu em março deste ano, durante as comemorações do aniversário de Florianópolis, na tenda Viva Bem Floripa, montada pela Ong FloripAmanhã. “Entre os objetivos deste trabalho está à sensibilização do poder público e da sociedade para a necessidade de normatizar o uso e a ocupação da orla e promover sua integração com as demais áreas públicas, como praças, largos e ciclovias”, diz Anita Pires, presidente da FloripAmanhã.

A formatação da Oficina vem sendo discutida há cerca de quatro meses por integrantes das entidades coordenadoras. A equipe coordenadora, composta por oito arquitetos, se reuniu semanalmente durante este período para avaliar as possibilidades do evento. Atualmente, cerca de 40 profissionais estão diretamente envolvidos no trabalho.

Serviço:
De 19 a 23 de setembro – Oficina no auditório da Fecomércio – Rua Felipe Schmidt, 785 – Centro.
De 05 a 07 de outubro – Atelier no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
Inscrições: Gratuitas pelo site: www.iab-sc.com.br ou na sede do IAB – Rua D. Jaime Câmara, 248 – Centro.
Mais informações pelo fone: (48) 3224-4428.

(Dário do Turismo, 14/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *