Fatma reage às críticas de procurador
29/05/2007
Taxas de Marinha aumentam até 1.000%
30/05/2007

Prefeitura realiza seminário para comemorar 30 anos de IPUF

A prefeitura de Florianópolis está realizando seminário na Assembléia Legislativa para comemorar os 30 anos de Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). Desde as 13h de hoje (28/5) arquitetos e engenheiros do Instituto de Planejamento estão passando a cidade a limpo. As discussões trazem à tona os primeiros critérios para as ocupações, passando pela criação das fortalezas e freguesias, até o debate atual do Plano Diretor Participativo. O evento se encerra às 18h da próxima quinta-feira, quando será debatido o Patrimônio Histórico (31/5).

O diretor-presidente do IPUF, Ildo Rosa, lembrou que antes da existência do instituto de planejamento a cidade era projetada por uma consultoria particular protagonizada por engenheiros e arquitetos de outros estados. “A cidade foi mal planejada com edificações que formaram paredões ao longo da avenida Hercílio Luz, no Centro”. Ele lembrou que o primeiro plano diretor foi idealizado em 1954. Nesta época, continuou Ildo, o planejamento o era voltado somente para o distrito sede. “No interior da ilha as construções aconteciam à revelia”, comentou.

Na década de 70 a cidade começou a passar por uma transformação mais centralizada, com a abertura da BR-101, a criação do Campus Universitário no bairro Trindade e outros empreendimentos. Mas foi a partir de 1976 que houve a necessidade de se repensar a capital dos catarinenses, com a revisão do plano diretor de 54, pelo professor Othon Gama D’eça. Foi elaborado, então, um planejamento mais extenso que se preocupou com a transformação do sistema viário do município e discutiu a situação de ocupações clandestinas nos quatro cantos da cidade.

No ano seguinte, o prefeito da época, preocupado com o inchaço da cidade, criou o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, e os erros de planejamentos cometidos nos anos anteriores foram sendo equacionados. Foi instituído o Parque da Lagoa do Peri e elaborado o Plano Diretor dos Balneários. Além disso, o IPUF deu mais autonomia para o município em diversos setores.

O sistema de sinalização de rua, que era administrado pelo Departamento de Transito, passou para a competência do IPUF. O outro fator preponderante do instituto de planejamento foi à implantação de vários projetos e construção de creches, posto de saúde, terminais de ônibus, pavimentação de ruas e escolas públicas. Com o passar dos anos, muitos setores atrelados ao IPUF se transformaram em secretarias, como a da habitação, Floram, Núcleo de Transporte e posteriormente Secretaria dos Transportes e Terminais.

Amanhã, dia 30, a programação do seminário prossegue a partir das 13h com a apresentação de um vídeo sobre a cidade. Na seqüência serão debatidos estudos de capacidade de tráfego, por técnicos do IPUF, professores da Universidade Federal de Santa Catarina e docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mobilidade urbana e acessibilidade também estão pautados para o debate desta quarta-feira.

(Colombo de Souza, PMF, 29/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *