Quatro receitas que permitem experimentar um pouco mais de nossa Floripa! Mostra Gastronômica: Comida de Fato!
17/11/2020
Escola do Futuro da Tapera ganha prêmio Gestão Escolar em etapa estadual
18/11/2020

Em parceria com aceleradora de SC, programa global busca inovação para reduzir impacto do plástico nos oceanos

O plástico se tornou a principal fonte mundial de poluição nos oceanos e vem provocando discussões que envolvem não só a sociedade, mas a ciência e a indústria. Mas como  encontrar soluções e alternativas para reduzir os impactos gerados pela produção, consumo e descarte do plástico e do microplástico?

“É preciso entender que não existe essa história de ‘jogar fora’, tirando o problema de vista, pois tudo converge para um mesmo lugar: o nosso planeta. E essa situação vai além da tartaruga e do golfinho. É a vida humana que está em jogo”, alerta David Schurmann, um dos líderes da iniciativa Voz dos Oceanos.

Nesta terça-feira, 17, foi lançado o programa de Inovação Aberta Voz dos Oceanos, uma parceria entre a família Schurmann e a aceleradora catarinense Spin, que pretende selecionar e impulsionar startups que tenham soluções que atenuem este problema ambiental. A iniciativa conta com o apoio institucional do Pacto Global da ONU Meio Ambiente e Associação Brasileira de Indústria de Plásticos (Abiplast).

O objetivo é acelerar a adoção e implantação de soluções inovadoras e sustentáveis nas indústrias ligadas à cadeia de valor do plástico e, assim, também alinhá-las às mudanças trazidas pela pandemia do novo coronavírus. Nos últimos meses, as corporações precisaram se reinventar ainda mais e, ainda, direcionar o olhar com mais intensidade à responsabilidade ligada ao ESG (Environment, Social and Governance ou meio ambiente, social e governança).

Na visão de Beny Fard, CEO da Spin – aceleradora que desenvolve programas de inovação aberta para o setor industrial – as empresas estão mais atentas às demandas da sociedade e alinhando os investimentos ao ESG:

“Já estão sendo implementadas diversas transformações no Brasil e no exterior, principalmente por pressão de conselheiros e investidores de mercado, trazendo ações para os fatores de sustentabilidade como uma maneira de fortalecer corporações com modelos de negócios mais resilientes e preocupados com a nova economia”, destaca.

Primeira família latino-americana a circunavegar o mundo em um veleiro, os Schurmann partem em agosto de 2021 para uma expedição mundial, com objetivo de registrar o que está acontecendo nos oceanos, conscientizar e engajar a sociedade para a adoção de ações ambientalmente sustentáveis.

Entre todos os inscritos globalmente, 1,5 mil deverão ser selecionados para o processo classificatório. Os melhores terão a oportunidade de conectar as soluções com demandas de indústrias, passar por aceleração e receber investimento para impulsionar as iniciativas.

Para quem se interessou, a live de lançamento pode ser conferida aqui:

(SC Inova, 17/11/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *