Projeto prevê faixa cicloviária no canteiro central da Avenida Madre Benvenuta
19/03/2019
Entidades de SC lançam nos EUA o Floripa Conecta, festival de inovação e economia criativa
19/03/2019

Empresários da região Leste do Centro Histórico debatem ações para recuperar a área

Com o aumento significativo de comércios fechando as portas na região Leste do Centro Histórico, empresários se reuniram na tarde do último sábado (16) para debaterem ações para a recuperação da área central. Estiveram em pauta o abandono da administração pública e, principalmente, a requalificação da área.

O encontro que aconteceu na rua Victor Meirelles reuniu cerca de 50 empresários com estabelecimentos entre a Hercílio Luz e a Praça XV de Novembro. Durante o bate-papo, foram expostos os receios dos comerciantes, e uma das preocupações mais problemáticas é a falta de previsão de projetos por parte da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) para a região.

De acordo com o gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis, Hélio Leite, a PMF realizou projetos próximos – na rua Hercílio Luz – e existe uma previsão de requalificação do antigo terminal Cidade de Florianópolis, “mas as vias que ligam a região leste continuam descuidadas, abandonadas e carecem de fiscalização”, enfatizou Leite.

Apesar do comércio estabelecido na região ser qualificado e diversificado, sofre com a degradação do espaço público que é a principal preocupação dos empresários e moradores, visto que as ruas estão desniveladas, as calçadas quebradas, a drenagem do esgoto e os bueiros estão em estado avançado de degradação causando mau cheiro, além da segurança que, por conta do abandono do poder público, diversos comércios estão fechando as portas e outros usam o imóvel como depósito, o que inibe ainda mais a presença de pedestres no local.

“A região leste precisa urgentemente ser requalificada para atrair mais comércios e moradores. O poder público deve intervir mais nas fiscalizações com as irregularidades que ocorrem no local para que possamos ter uma ocupação saudável de convívio pacífico entre residentes e empresários”, afirmou o gerente da entidade.

Dentre as demandas levantadas na reunião, ficou decidido que o grupo quer marcar uma agenda urgente com o prefeito do município para avançar uma série de ações para devolver atratividade ao Centro Histórico Leste, assim como construir uma solução rápida e efetiva para o desenvolvimento e a requalificação urbana, “sem deixar mais uma vez a parte histórica de Florianópolis em segundo plano”, finaliza Leite.

(CDL, 18/03/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *