Turismo pode investir R$ 3 bi em Santa Catarina
25/10/2018
Inscrições prorrogadas até o dia 15 de novembro para o quinto edital – Turma #5 – de seleção de projetos para o Cocreation Lab
25/10/2018

Empresários de Florianópolis pedem ação contra ambulantes ilegais na temporada de verão

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 24/10/2018)

Empresários do Norte da Ilha pediram, nesta terça-feira (23), providências à administração municipal para coibir o comércio ilegal na temporada 2018/2019. Para a empresária e coordenadora do Núcleo Norte da Ilha da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, Aurea Battisti de Souza, os comerciantes estão cansados de enfrentar as mesmas dificuldades com a concorrência desleal. “Durante o ano inteiro trabalhamos e recolhemos os impostos, e quando é o momento de faturar com a temporada para garantir a permanência do capital de giro no ano seguinte, precisamos dividir com aqueles que não pagam impostos e tampouco geram emprego e renda para o município”, desabafa. A preocupação com o aumento da atuação dos ambulantes ilegais nos balneários foi levada pela CDL, Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Consegs e outras entidades ao responsável pela Susp (Superintendência de Serviços Públicos), João da Luz, em reunião acompanhada também pelo vereador Miltinho Barcelos (DEM). A ideia é que sejam traçadas ações conjuntas para que os problemas do verão passado não se repitam.

Segundo João da Luz, a prefeitura colocará à disposição 60 profissionais para dar suporte aos 20 fiscais efetivos. As ações de fiscalização serão diárias na região do Norte da Ilha, em especial nos bairros de Canasvieiras e dos Ingleses, onde a concentração de vendedores é maior. “Teremos fiscalização durante o dia nas praias e ao anoitecer pelas ruas. Na parte da manhã serão 20, de tarde mais 20 e outros 10 à noite fazendo ronda. Além de 10 pessoas à disposição para casos de urgência”, pontua Luz.

Os grupos para fiscalização serão formados por seis pessoas, sendo um fiscal efetivo para fazer autuação e cinco para fazer apreensão dos produtos, além do apoio da Polícia Militar, assim como da Guarda Municipal para preservar a segurança dos trabalhadores e fiscais. “Com efetivo permanente, não teremos os mesmos problemas da temporada passada”, acredita o superintendente.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *