Projeto proíbe cigarro em parques e áreas públicas de Florianópolis
25/09/2018
Professor da Udesc integra órgão de pesquisa de renome global
26/09/2018

Projeto de Marina na Beira-Mar Norte é aprovado por ampla maioria na Câmara

A implantação do Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte foi aprovada segunda (24/09) na Câmara de Vereadores de Florianópolis.

O projeto de lei 16.707/2016 que permite a concessão do espaço para a iniciativa, em discussão na casa há dois anos, passou com ampla maioria (19 votos a favor e 3 abstenções) e agora vai para a sanção do prefeito Gean Loureiro. Para a presidente do conselho da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, teremos uma Florianópolis antes da marina e uma depois, “será o marco da cidade se voltar para o mar”.

A partir de agora a prefeitura terá 30 dias para fazer os ajustes necessários, novas audiências e se preparar para dar início às obras em 2019. A área total do parque será de 123 mil m2 e terá 624 vagas privadas e 60 públicas, áreas de lazer, espaço para os clubes de remo, restaurantes, lojas, bares, estacionamento e a integração dos modais para melhoria da mobilidade. O investimento para a construção da marina será privado e está estimado entre R$ 65 milhões e R$ 88 milhões e sua localização será entre a Praça Portugal e a Praça do Sesquicentenário.

O projeto de autoria do Executivo tramitava na casa desde 2016. Neste período passou por cinco comissões, teve um substitutivo global e oito emendas todas aprovadas na sessão de segunda. Ele prevê a construção, operação e manutenção, através da concessão por 30 anos ‘a iniciativa privada, prorrogáveis por mais 30 anos. A construção da marina terá que respeitar as leis ambientais e ter autorização da Secretaria de Patrimônio da União, em Santa Catarina.

A presidente do conselho da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, que também já foi secretária municipal de Turismo de Florianópolis, lembrou que o projeto teve a participação de diversas entidades como o Ministério Público, Fatma, Ibama, Floram, ICMBio, TCE, ACIF, CDL, Capitania dos Portos, Acatmar, bombeiros, o trade turístico e inclusive o velejador Amyr Klink. De acordo com ela os estudos de territorialidade contemplaram os pescadores e os clubes de remo, uma preocupação de diversos setores da sociedade.

(Com informações da CMF, 24/09/2018)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Os comentários estão encerrados.