Abandono e insegurança no Centro Histórico de Florianópolis
08/08/2018
Operação retira moradores de rua do aterro da Baía Sul, em Florianópolis
08/08/2018

Empresários debatem gestão e reforma trabalhista na região do Norte da Ilha

A quatro meses da estação do ano que mais recebe visitantes na Capital, a CDL de Florianópolis, por meio dos Núcleos Estratégias Empresariais e Norte da Ilha, promoveu o evento “Preparação dos Empresários para a Temporada” que reuniu cerca de 40 empresários engajados para conhecer as mudanças da reforma trabalhista, assim como aprenderam a organizar um plano de ação para gerenciar com mais eficácia os negócios.

Culturalmente, o brasileiro não tem costume de organizar um planejamento estratégico para empresa. Segundo o consultor em gestão empresarial, Eder Gonçalves, cerca de 80% dos empresários opta em administrar a empresa sem uma base sólida, o que aumenta as chances do empreendimento não sobreviver nos primeiros anos. No encontro, Gonçalves orientou os convidados dos riscos e qual a forma adequada para que a empresa cresça e se desenvolva de forma saudável no mercado.

“O ponto inicial foi demostrar como cruzamos as informações com as ferramentas de planejamento, que nos leva a duas possibilidades: o negativo – que direciona para uma ação corretiva; e o positivo – que faz pensar como podemos aperfeiçoar. Isso é planejar e avaliar os resultados das ações”, explicou o consultor.

Para colocar em prática os ensinamentos do especialista em gestão empresarial, os empresários participaram de uma oficina em que deveriam estruturar o próprio plano de ação das empresas. Nesta etapa, os participantes utilizaram as ferramentas de PDCA e 5W2H para criar um plano de ação eficiente para os negócios. As ferramentas utilizadas são pontos base para planejar, executar, verificar e agir dentro de um planejamento estratégico de forma eficaz, facilitando as tomadas de decisão e o alcance de metas.

Outro tema muito discutido no encontro foi com relação a redação da reforma trabalhista. O advogado civil, Samuel Blazius, aprofundou os detalhes e, principalmente, explicou como o empresário deve agir diante as mudanças.

De acordo com o Blazius, a reforma trabalhista ajuda o empregador em diversos aspectos, principalmente com as novas modalidades de contratação de empregados, que tira da informalidade formatos já utilizados pelas empresas que não gozavam de previsão legal, como o teletrabalho e o contrato intermitente.

“Além das novas modalidades de contrato de trabalho, o empresário precisa estar atento a possibilidade de realizar a quitação anual dos encargos trabalhistas pagos, buscando os sindicatos para garantir a lisura da sua atividade, e evitando futuras demandas trabalhistas que desejam discutir sobre valores já pagos”, orientou o advogado.

Para Blazius, os empreendedores devem adotar medidas preventivas com a formalização de contratos de trabalho e regimentos internos específicos para as empresas, assim como explicar os direitos e os deveres dos colaboradores e da empresa. “Com a transparência das relações, fica mais fácil comprovar a legalidades dos atos realizados”, afirmou o especialista.

Segundo a coordenadora de eventos do Núcleo Norte da Ilha, Gabriela Battisti de Souza, o evento foi um sucesso e gerou entusiasmo nos lojistas da região. Os participantes trabalharam em conjunto e ajudaram um aos outros.

“Todos deveriam se preparar para alta temporada, pois é nesse período que algumas áreas sazonais precisam aumentar a rentabilidade para se manter durante as estações de pouco movimento. Estar preparado é planejar para atender as demandas com mão de obra qualificada, infraestrutura e, principalmente, administrar a logística da empresa durante o fluxo de cliente”, disse a empreendedora.

(CDL, 07/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *