Sapiens, 15 anos
13/08/2018
Justiça determina levantamento sobre intervenções em áreas da União no Campeche
14/08/2018

Começa primeira edição em Florianópolis do programa de cidadania global da IBM

Começou nesta segunda-feira (13/08) a primeira edição em Florianópolis do IBM Corporate Service Corps (CSC), com a participação de cinco organizações locais, entre elas a FloripAmanhã, entidade que coordena a Rede Veracidade (Rede de Monitoramento Cidadão).

O programa global da área de Cidadania Corporativa da IBM seleciona funcionários da empresa em todo o mundo para atuar na resolução de desafios sociais, econômicos e ambientais em projetos que integram planos de crescimento econômico, gestão de processos e tecnologia em organizações. O evento de abertura foi realizado no Museu da Escola Catarinense, no Centro Sapiens, com a participação da presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, entre outros representantes da associação, das demais entidades envolvidas e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha.

“Um desafio de Florianópolis é conseguir transformar o conhecimento e todo o potencial das empresas de tecnologia da cidade em desenvolvimento para as comunidade que mais precisam”, analisou Anita em sua fala.” Como entidade, nosso grande desafio é criar sinergia entre pessoas e instituições, passar para as pessoas que a cidade é de todos nós, e ferramentas tecnológicas que nos ajudem com isso são bem-vindas”, complementou.

Os consultores da IBM Don Kaewprang (Tailândia), Min Ji Kim (Coréia) e Wallace Kha (Austrália) passarão quatro semanas desenvolvendo em conjunto com voluntários da FloripAmanhã e Rede Veracidade o projeto de um aplicativo que dispense o uso de papel  para a realização da Pesquisa de Opinião Pública da Rede. Os consultores da IBM entregarão uma série de recomendações, a arquitetura de TI da plataforma e eventualmente podem até apresentar um protótipo.

“Trata-se de uma oportunidade ímpar, tanto por termos sido selecionados, quanto por podermos compartilhar com as demais cidades da Rede Monitoramento Cidadão o que estamos desenvolvendo”, comenta o coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão Pública da FloripAmanhã, além de associado da Rede Veracidade, Ivo Sostizzo.

Cinco entidades locais

Ao todo, serão 15 IBMistas de 12 países (Austrália, Coréia, Estados Unidos, Irlanda, Israel, Japão, Marrocos, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia e Tailândia) que participarão de projetos em prol do desenvolvimento de cinco organizações de Florianópolis. São elas: Centro de Inovações SESI SC, FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente), FloripAmanhã, Hacking Health SC e Laboratório Bridge. Saiba mais sobre os projetos de todas as entidades.

As atividades começaram nesta segunda-feira no evento que discutiu “O impacto da tecnologia na resolução dos desafios sociais em Florianópolis”, no Centro Sapiens. Também foram apresentadas as instituições que participam da iniciativa. No fim do programa, as equipes da IBM devem apresentar um relatório que aponte transformações factíveis para uma atuação mais eficiente das organizações participantes, dentro dos desafios propostos por cada uma delas.

O que é a Rede Veracidade – Rede Monitoramento Cidadão?

A Rede de Monitoramento Cidadão, agora chamada também de Rede Veracidade é uma organização independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. Composta por representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia, a Rede Veracidade também realiza pesquisas e estudos, dissemina informações e análises, e desenvolve iniciativas com diferentes setores da sociedade, por meio de projetos e estímulo à ação política responsável, que promovem a sustentabilidade da cidade.

Na composição da Comissão Executiva da Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis estão a Associação FloripAmanhã (presidência), a Universidade Federal de Santa Catarina (vice-presidência técnica), e a RIC TV Record vice-presidência administrativa).

Confira a galeria de fotos:

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *