Temer sanciona lei sobre fiscalização de produtos artesanais de origem animal
15/06/2018
Florianópolis celebra Dia Internacional da Gastronomia Sustentável
15/06/2018

Unidades do Sesc celebram o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável nesta segunda-feira

Em 18 de junho é celebrado o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável. A data criada pela ONU tem o objetivo de evidenciar a importância da gastronomia ambientalmente responsável para o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Para marcar a data, os Restaurantes do Sesc em Santa Catarina servirão um cardápio especial elaborado com foco no aproveitamento integral e funcional dos alimentos. Inclui tabule de casca de legumes, farofa de casca de abacaxi com bacon, abóbora rústica assada, estrognofe funcional de frango, mignon suíno grelhado e acebolado e brownie com doce de casca de banana. O menu será oferecido em todos os Restaurantes do Sesc no Estado, no dia 18 de junho – os endereços podem ser consultados no link http://bit.ly/RestaurantesSesc

Em Florianópolis, as Unidades Sesc Prainha e Hotel Sesc Cacupé realizam uma programação especial em torno do tema. Entre as atividades realizadas estão palestras, degustação e orientação nutricional, oficinas e exibição de filme. Desde 2014 a cidade possui o título Cidade Unesco da Gastronomia, e o Sesc é um dos integrantes do Grupo Gestor do programa.

Com o título Cidade Unesco da Gastronomia, Florianópolis integra um seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia é formado por: Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC, Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC, Universidade Estácio de Sá, CEART/UDESC, UNISUL, FECOMÉRCIO, SESC, SENAC, SEBRAE de Santa Catarina, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, CDL Florianópolis, SANTUR, Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria Municipal de Turismo e da coordenação geral da Associação FloripAmanhã.

Saiba mais: “Dia Mundial da Gastronomia Sustentável”
Dia: 18/06
Cardápio especial dos Restaurantes

Tabule de casca de legumes
Farofa de casca de abacaxi com bacon
Abóbora rústica assada
Estrognofe funcional de frango
Mignon suíno grelhado e acebolado
Brownie com doce de casca de banana

Programação Hotel Sesc Cacupé*

Horário do Restaurante: 11h30 às 14h
10h – Oficina sobre Compostagem no pátio de Compostagem
11h30 às 14h30 – Degustação de biscoito funcional de especiarias no restaurante
11h30 às 14h30 – Orientação nutricional sobre o uso de cascas e talos nas receitas no restaurante
14h – Workshop sobre PANCS -Plantas Alimentícias Não Convencionais no restaurante
15h – Orientação sobre plantio de ervas aromáticas no pátio de Compostagem
16h – Oficina recreativa de materiais de cozinha recicláveis
17h e 21h – Exibição de filme “O veneno está na mesa”

Programação Sesc Prainha*

Horário do Restaurante: 10h45 às 13h45
10h45 às 13h45 – Almoço com cardápio especial: Tabule de casca de legumes, Farofa de casca de abacaxi com bacon, Abóbora rústica assada, Estrognofe funcional de frango, Mignon suíno grelhado e acebolado e Brownie com doce de casca de banana
11h00 às 13h30 horas – Oficina Mesa Brasil sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos (Responsável: Letícia e equipe MBS São José)
11h às 13h30 – Roda de Conversa sobre a importância da disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Case: projetos do Desenvolvimento Comunitário do Sesc SC
11h às 14h – Degustação com orientação nutricional no restaurante “Bolo de banana com casca” 11h às 13h – Orientação sobre o Programa de Alimentos Seguros (PAS Consumidor) 14h30 às 15h30 – Palestra com Daniel Paiva Senac – “Gastronomia Sustentável” *Evento sujeito a alteração sem aviso prévio.

(Sesc, 14/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *