Parceria Público-Privada está na pauta do primeiro “TCE em Debate” do Tribunal de Contas de Santa Catarina
13/06/2017
Enchentes e terrenos de marinha dominam sessão da Assembleia
14/06/2017

Cidades Criativas da UNESCO celebram “Dia da Gastronomia Sustentável”

gastronomia_mariscos_recheados_florianopolis_nik2960_makito-670x448.png

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO — da qual Florianópolis é membro na categoria Gastronomia — está celebrando neste dia 18 de junho o Dia da Gastronomia Sustentável. Considerando a importância global do dia, a Rede quer compartilhar as melhores práticas e promover a criatividade no campo da gastronomia sustentável. Diversas cidades ao redor do mundo estão discutindo o tema e desenvolvendo atividades relacionadas.

Como Cidade UNESCO da Gastronomia, Florianópolis está divulgando a data no Brasil como forma de reforçar a importância da cultura gastronômica com foco em produtos locais e sustentáveis. “O Programa Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia tem o compromisso de estimular o consumo de produtos locais e sustentáveis, pois são estes produtos que tornam a nossa cultura gastronômica singular e tão valorizada”, analisa a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires. “Temos na nossa região uma boa produção de hortaliças, com crescente valorização dos produtos orgânicos, sem falar nos pescados e ostras frescos que formam a base da nossa culinária”, completa.

Em 23 de novembro de 2016, a Assembléia Geral das Nações Unidas designou 18 de junho como Dia da Gastronomia Sustentável. A decisão reafirma a resolução 70/1, de 25 de setembro de 2015, intitulada “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, na qual adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive promovendo o desenvolvimento agrícola, segurança alimentar, nutrição, produção sustentável de alimentos e Conservação da biodiversidade.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *